Nova logística de imunização agrada idosos e profissionais da saúde, em Campos
Ícaro Abreu Barbosa 24/03/2021 15:39 - Atualizado em 24/03/2021 15:50
Campos passou a contar com 24 locais de vacinação contra a Covid-19, durante a manhã desta quarta-feira (24). A ampliação dos postos surtiu efeito e as filas fluíam melhor, sendo até inexistentes em alguns pontos de vacinação, como no Prédio Anexo ao Hospital Plantadores de Cana, onde está sendo distribuída a segunda dose para os profissionais da saúde. Os portões foram abertos às 9h e a previsão é de que a imunização dure até às 15h, atendendo aos idosos de 75 anos e idosos com idade acima dessa faixa etária que não receberam a primeira dose, além dos profissionais da saúde de nomes com as iniciais de J até L.
O secretário municipal de Saúde, Adelsir Barreto, fazia visitas aos postos e averiguou como estava sendo primeiro dia de vacinação com a nova logística de diversos pontos. Ele falou com a equipe de reportagem e se manteve otimista com as perspectivas de imunização no município:
— Estou começando a vir nesses postos pessoalmente hoje. Aqui está tranquilo e vazio, as pessoas que chegaram já foram vacinadas. Das 250 doses disponíveis aqui no prédio anexo ao HPC, 150 já foram aplicadas. Mas está tudo correndo de forma positiva, estamos aumentando para 24 postos, inclusive as UBS. Isso está sendo possível pelo aumento de doses que estamos recebendo e está ajudando, de certa forma, na contenção do vírus, pois as pessoas dos distritos mais afastados não precisam se aglomerar em coletivos para concluir a imunização — informou o secretário, enquanto saia do HPC e se dirigia para o posto de Vacinação do Shopping Boulevard.
Ele ainda ressaltou a boa probabilidade de aumentar a quantidade de doses recebidas: “As duas últimas entregas foram grandes remessas de 10 mil e 20 mil. Daqui a pouco nós começamos a receber 50 mil e o cronograma de vacinação vai decolar. A mudança de postura do presidente da República em relação a vacina também é um ponto importante, ontem ele fez um discurso com um tom mais consciente e acho que isso pode aumentar a disponibilidade de vacinas”, concluiu o secretário Adelsir.
Na Fundação Municipal de Esporte, localizada na antiga AABB, houve algum atraso para a chegada das vacinas. Mas, de acordo com as pessoas que esperavam na fila, como Edilamar Rocha, de 21 anos, que acompanhava sua avó Ilberdina Rocha, 75: “Está sendo bem rápido, até mais do que eu estava esperando”.
O pessoal da vigilância sanitária está distribuindo as senhas da UENF e, até às 10h30, 150 doses já tinham sido aplicadas. De acordo com as enfermeiras, eles têm o suficiente para aplicar 400 doses ao longo do dia.
A fila estava grande, fazendo a volta no Campus e terminando na Alberto Lamego, na altura da concessionária da Chevrolet. Segundo relatos, houveram pessoas que madrugaram na fila, mas assim que os portões foram abertos o fluxo seguiu normal.
— Chegamos 11h da noite de ontem e pegamos a senha 246, mas está legal e andou bem. Quando deu 9h os portões foram abertos e as pessoas foram postas para dentro na sombra. Tá rápido e eficiente hoje — contou a aposentada de 75 anos, Maria Domingues Gomes, momentos antes de se vacinar.
No Guarus Plaza Shopping o movimento também era intenso. Eles têm 300 doses disponíveis e, até às 11h tinham imunizado 61 pessoas. Sobre a velocidade, o enfermeiro chefe e responsável pela vacinação no posto, Felipe Rangel, de 36 anos, admitiu que é uma questão de ponto de vista: “Acredito que esteja rápido, nosso trabalho está sendo feito da forma mais rápida e segura possível, mas para quem está esperando pode não estar”.
Para Anieli Monteiro, de 46 anos, que levava seu pai, Arlindo Oliveira Cruz, de 75 anos, para vacinar, “está tudo funcionando bem”. Entretanto, antevendo qualquer problema: “Procurei me adiantar para conseguir um bom lugar na fila e cheguei às 4h30 da manhã”, pontuou.
No Shopping Boulevard, era distribuída a primeira dose para os funcionários da saúde, seguindo a ordem alfabética das letras J até L. Para Lívia Rodrigues, de 22 anos, estudante de odontologia, a vacinação não estava sendo rápida no posto.
— Eu cheguei aqui por volta de 5h da manhã, sai e voltei, e só estou vacinando agora, 11h45. Mas está correndo tudo certinho, eu achei que aqui estivesse mais vazio, mas me enganei. O outro posto que estava disponível para mim era em Guarus e lá distribuiu menos senhas, além de você ter que ficar em pé. As pessoas estavam mais expostas a aglomeração e por isso optei por vir para cá — disse a estudante.
Seguindo recomendação do Ministério da Saúde, o município está vacinando trabalhadores da saúde que atuam em estabelecimentos de vigilância à saúde, regulação e gestão à saúde, ou seja, que atuam em estabelecimentos de serviços de saúde, a exemplo de hospitais, clínicas, ambulatórios, unidades básicas de saúde, laboratórios, farmácias, drogarias e outros locais.
Os profissionais que não tiverem comprovação dos respectivos conselhos, devem apresentar o documento de vínculo trabalhista. Já os acadêmicos universitários devem apresentar a declaração com comprovação de estágio da instituição que deve ser de Campos.
A vacinação segue através da distribuição de senhas. Os idosos devem apresentar carteira de identidade, CPF e comprovante de residência. Já para a segunda dose, deve ser apresentado, além dos documentos, o comprovante de vacinação da primeira dose.
Campos segue imunizando dentro do Plano Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde e aguarda a chegada de novas doses para ampliar o calendário de vacinação.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS