Saúde de Campos entra em colapso e Prefeitura decreta lockdown
20/03/2021 11:38 - Atualizado em 20/03/2021 11:41
Reunião do Gabinete de Crise
Reunião do Gabinete de Crise / Ícaro Abreu Barbosa
Em um ano, o município de Campos entra em seu terceiro lockdown, desde o início da pandemia do novo coronavírus. No novo decreto do prefeito Wladimir Garotinho, publicado nessa sexta-feira (19), as medidas restritivas passaram a valer a 0 hora deste sábado (20), com comércio não essencial fechado até o dia 28 de março. O município retorna à Fase Laranja (de atenção máxima), no momento em que atinge 100% de ocupação dos leitos de UTI (públicos e privados) e os clínicos caminham para a mesma situação (89,53%), o que é considerado um colapso na Saúde campista. Na espera de uma vaga: 14 pessoas. O dia ainda foi marcado pelo óbito de uma menina de 2 anos e 8 meses, com suspeita da doença, e denúncias de fura fila da vacina. Medidas restritivas mais severas foram defendidas e a implantação em Campos antecipada pelo médico infectologista Nélio Artiles no programa Folha no Ar, da Folha FM 98,3, de quarta-feira (17) e, de maneira mais branda, informada pelo blog Opiniões na última terça-feira (16).
— Agora, mais do que nunca, precisamos respeitar o distanciamento social. Sigam as orientações de saúde e fiquem em casa — declarou o prefeito. Ele comandou a reunião do Gabinete de Crise entre representantes do governo, Ministério Público e sociedade civil.
Estão suspensas: abertura do comércio não essencial, realização de eventos comemorativos, cursos, academias, atividades de shoppings (inclusive, o popular Michel Haddad), salões de beleza, barbearias, bares e restaurantes. É permitida a venda em sistema de delivery, mas vedada retirada na loja.
Bancos e lotéricas só podem abrir das 7h30 às 16h, com limite máximo de 30% da lotação. Minimercados, supermercados, mercearias, hortifrutis e açougues só podem funcionar até às 20h. Nesses estabelecimentos está proibida entrada de crianças menores de 10 anos e idosos acima de 60 anos. Farmácias seguem em horário normal e padarias abertas até 20h.
Lojas de produtos agropecuários e de ração para animais podem abrir das 8h às 17h. Proibido atividade de banho e tosa. Nos consultórios e clínicas o atendimento deve ser com hora marcada e sem filas.
  O vice-prefeito de Campos, Frederic Paes comentou sobre atual situação que tomar essas medidas é extremamente penosa e que tem consciência da situação de que o comércio vai sofrer. “Mas, por outro lado, perante os números da doença, a falta de leitos, as entidades que representam o setor comercial nos apoiaram”, disse.
Já o óbito da menina de 2 anos e 8 meses foi anunciado pelo próprio prefeito. Ela estava internada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Guarus, com suspeita de Covid-19. O exame para constatar a infecção ou não está sendo realizado no Laboratório Central Noel Nutels (Lacen).
Campos registrou nessa sexta, 54 novos casos da doença e seis óbitos: três mulheres e três homens, com idades entre 45 e 95 anos, todos com comorbidades. A Covid já matou 792 pessoas na cidade e infectou 22.678.
 
Medidas têm até praias fechadas na região
Os municípios da Região Norte Fluminense também estão tomando medidas urgentes para evitar colapso na área da Saúde e conter a propagação rápida da doença. Em Macaé, a Prefeitura ampliou as medidas restritivas. A ideia é proteger a vida ao evitar a aglomeração de pessoas em espaços públicos em geral como vias, áreas e praças, das 23h às 5h. Atualmente, o município contabiliza 22.198 casos confirmados da doença, 331 óbitos e 21.852 recuperados. A taxa de ocupação de leitos de terapia intensiva do SUS para Covid-19 estava em 67%, nessa sexta (19)
Com 83 óbitos, ocupação de leitos em 44% e 40 novos casos da doença nas últimas 24 horas, a Prefeitura de São João da Barra suspendeu, por decreto na última quinta-feira (18), o acesso às praias e espaços de lazer do município a partir deste sábado, 20. As medidas valem até o dia 31 deste mês. O decreto determina, ainda, o fechamento do comércio aos sábados e domingos, exceto os setores considerados essenciais. Algumas medidas já haviam sido anunciadas na quarta-feira (17) prefeita Carla Machado.
Em São Francisco de Itabapoana as atividades não essenciais serão fechadas às 18h. As medidas restritivas passam a vigorar também neste sábado.
MPRJ recomenda restrições no Noroeste
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio da 1ª e 2ª Promotorias de Justiça de Tutela Coletiva do Núcleo Itaperuna, expediu recomendação, nesta sexta-feira (19), para que os municípios de Bom Jesus do Itabapoana, Cardoso Moreira, Italva, Itaperuna, Laje do Muriaé, Natividade, Porciúncula, São José de Ubá e Varre-Sai adotem uma série de medidas restritivas para conter a propagação do novo coronavírus na região. Uma parte desses municípios estão com ocupação de 100% dos leitos Covid e outros nem hospital tem.
A recomendação é para a suspensão total de funcionamento de academias, cultos ou outras aglomerações religiosas, comércio a céu aberto, clubes, quadras esportivas, casas noturnas, áreas de lazer, parques municipais, aulas na modalidade presencial e qualquer evento público ou privado. Os restaurantes, bares, foodtrucks e outros estabelecimentos alimentícios e de bebidas devem funcionar com horários restritos: das 8h às 17h para atendimento presencial, sem comercialização de bebidas alcoólicas para o consumo no local; e, das 17h às 22h, apenas em sistema de entrega.
Supermercados e outros comércios essenciais devem abrir apenas com a lotação de até 50% da capacidade total, com distanciamento social e evitando qualquer tipo de aglomeração em seu interior. Todos os estabelecimentos autorizados a funcionar deverão encerrar as suas atividades às 22h, ressalvados os hospitais, clínicas médicas e veterinárias, farmácias, postos de gasolina e funerárias.
A recomendação requer, ainda, a restrição de circulação de pessoas nas ruas no período entre 22h e 5h, ressalvado atender necessidade emergencial.
Leitor denuncia fura fila da vacina na Uenf
Pessoas de grupos ainda não incluídos no calendário de vacinação contra a Covid-19 estão sendo imunizadas em Campos, segundo denúncia enviada à Folha1. De acordo com um leitor, que fez fotos e vídeos, guardas civis municipais jovens e uma mulher de cerca de 60 anos foram vacinados contra o coronavírus nesta sexta no posto da Uenf. Lei do vereador Bruno Vianna, sancionada na última segunda-feira, determina multa de 25 mil reais para quem furar a fila de prioridade na vacina
No caso da mulher, o leitor relatou que um médico chegou ao local e se dirigiu à enfermeira-chefe para pedir que a esposa, de cerca de 60 anos, que tem comorbidades e estaria em “pânico”, fosse vacinada. A enfermeira, então, ligou para um superior, que teria autorizado.
Não é a primeira vez que denúncias são feitas. Em janeiro, o blog do Gilberto Gomes recebeu informações de pessoas que foram vacinadas não estando nos grupos previstos. Com as denúncias e a insatisfação de profissionais do Hospital Ferreira Machado (HFM) quanto às prioridades do cronograma, a Prefeitura determinou a divulgação da lista de vacinados, que, até esta sexta-feira, tinha 14.641 nomes.
A subsecretaria de Atenção Básica, Vigilância e Promoção da Saúde de Campos informou que, “seguindo a recomendação do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde, a idosa foi vacinada com a última dose da sobra e que não procede a informação que guardas municipais vacinados.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS