Dia de vacinação tranquilo, mas reclamações sobre a organização persistem
Ícaro Abreu Barbosa 18/03/2021 15:41 - Atualizado em 18/03/2021 16:01
Diferente das longas filas enfrentadas por idosos e profissionais da saúde no decorrer da semana, nesta quinta-feira (18), a vacinação foi mais tranquila. O público alvo foi reduzido e foram aplicadas segunda doses em funcionários da saúde e idosos acima de 90 anos. Foram abertos quatro pontos de vacinação, cada um com 200 senhas, das 9h às 15h: o drive-thru da Uenf e do Boulevard Shopping atendeu aos idosos com mais de 90 anos; os profissionais da saúde foram atendidos no Guarus Plaza Shopping e na Secretaria Municipal de Saúde. 
Houve problemas no final da manhã, quando foi registrada superlotação no Guarus Plaza Shopping e funcionários da saúde que esperaram durante a manhã inteira foram enviados para o Boulevard Shopping. Apesar do atendimento do Boulevard ter sido reservado para os idosos com mais de 90 anos, sobraram aproximadamente 50 doses, e profissionais da saúde foram orientados a se dirigirem para lá. 
Foi o caso do dentista Ciro Valadares, de 37 anos. De acordo com ele, acabaram as doses no Guarus Plaza Shopping e os profissionais o orientaram a ir para o Boulevard Shopping. "Foi uma falta de organização, falaram para mim e o outros cinco carros virmos pra cá, pois sobraram 50 doses, depois de uma manhã inteira perdida", narrou o dentista.
A secretaria municipal de Saúde foi onde houve maior número de pessoas na fila. Entretanto, o público do local entendeu a espera: 
— A demora é normal. A quantidade ideal de vacinas para atender a população não vem, mas temos que aguardar. Todos nós estamos passando por uma pandemia e devemos ser mais compreensivos com a demora e com a espera. Estou aqui desde 5h da manhã, mas vale a pena pela imunização que isso vai garantir. Eu trabalho na área de saúde e lido com a Covid-19 diretamente, então, pra mim, é muito válido — disse a auxiliar de enfermagem da Unidade Pré-Hospitalar (UPH) de Guarus, Neusa Maria de Carvalho.
No Guarus Plaza Shopping, onde a equipe de reportagem da Folha da Manhã esteve antes dos problemas narrados no Boulevard Shopping, já haviam reclamações quanto à organização da fila e demora no atendimento.
— A gente entrou normalmente, da mesma forma que havíamos feito quando recebi a primeira dose. Mas os Guardas Municipais não informaram que tínhamos que entrar pelo outro lado. Acabamos rodando duas vezes o shopping e o guarda foi muito grosseiro ao afirmar, 'vocês que entrem de novo na fila'. Nisso entraram 18 carros na nossa frente. Está faltando muita organização e isso deixa a gente que vem vacinar muito estressado. Fora que a fila está muito demorada, estou há cinco horas esperando — ressaltou a enfermeira, Leila Martins.
Seu marido, Renato Lima, empresário, ainda comentou sobre a quantidade de pessoas na tenda de vacinação sentadas, "sem fazer nada". Ele sugeriu colocarem mais tendas e essas pessoas avisarem sobre a mudança de caminho, além de auxiliarem na agilização do processo de vacinação.
O local mais calmo era a Uenf, onde não havia filas e, de acordo com a equipe responsável pelo atendimento, chegou ao número de 100 pessoas acima de 90 anos vacinadas.
Cronograma
A subsecretaria de Atenção Básica, Vigilância e Proteção da Saúde divulgou nesta quinta-feira (18) o cronograma de vacinação desta sexta-feira (19), que atenderá a idosos de 77 anos que vão tomar a primeira dose, respeitando a letra do primeiro nome. A vacinação é feita por meio de distribuição de senhas e acontece das 9h às 15h.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS