Carro explode enquanto era abastecido com gás natural
Daniela Abreu 03/07/2020 08:46 - Atualizado em 31/07/2020 18:45
Carro explode em posto de combustíveis
Carro explode em posto de combustíveis / Genilson Pessanha
Um carro explodiu enquanto era abastecido com gás natural, por volta das 7h30 desta sexta-feira (3), em um posto de combustíveis na avenida Tarcísio Miranda, no Parque Bela Vista. O Corpo de Bombeiros informou que dois homens estavam perto do veículo no momento do incidente e ficaram feridos. Eles foram socorridos e levados para o Hospital Ferreira Machado (HFM) com ferimentos leves. Segundo bombeiros, ainda não foi possível apontar a causa da explosão.
Com a explosão, o carro ficou completamente destruído e parte da estrutura do posto danificada. Ainda no período da manhã, uma equipe do setor de Engenharia da Defesa Civil municipal realizou vistoria no posto de combustíveis, após solicitação do Corpo de Bombeiros, e constatou que, apesar do dano na estrutura, não houve comprometimento da estabilidade.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, cabe ao proprietário do estabelecimento estar em conformidade com as normas de segurança estabelecidas pela Agência Nacional de Petróleo (ANP), pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) que regulamenta os postos de GNV, e pelo Código de Segurança Contra Incêndio e Pânico (Coscip), do Corpo de Bombeiros.
A equipe de reportagem entrou em contato com o Instituto de Pesos e Medidas do Rio de Janeiro (Ipem-RJ), órgão vinculado ao Inmetro, para saber se há alguma notificação de irregularidade em relação ao posto, mas nenhuma resposta foi dada.
Em consulta ao site do Departamento de Trânsito do Rio de Janeiro (Detran-RJ) é possível verificar que o licenciamento do veículo está atrasado desde 2015. O Corpo de Bombeiros salientou que os proprietários de veículos movidos a GNV devem estar em dia com as verificações de manutenções preventivas e corretivas de todo kit de GNV. Tais vistorias devem ser realizadas anualmente em uma oficina homologada pelo Inmetro, na qual será conferida um selo de inspeção.
Segundo o Detran, o atraso na documentação demonstra o desrespeito à regulamentação. Porém, as causas do acidente só podem ser devidamente apontadas pela perícia técnica.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS