Testes agendados no aplicativo Dados do Bem começam nesta quinta em Campos
17/06/2020 15:02 - Atualizado em 31/07/2020 20:05
Testes foram entregues à Prefeitura pelo Comitê de Ações Humanitárias do Porto do Açu
Testes foram entregues à Prefeitura pelo Comitê de Ações Humanitárias do Porto do Açu / Divulgação - Supcom Campos
Começam a ser realizados nesta quinta-feira (18) os testes de Covid-19 agendados pela Prefeitura de Campos por meio do aplicativo Dados do Bem. Os selecionados receberão mensagens QR Code pelo aplicativo informando o dia, horário e local onde será feito. Os testes foram entregues pelo Comitê de Ações Humanitárias do Porto do Açu.
Apenas quem baixar o aplicativo Dados do Bem em Campos e responder aos questionamentos pode ser selecionado para o teste de Covid-19. Um termo de cooperação foi assinado pelo prefeito Rafael Diniz no inicio do mês de junho, quando se reuniu por videoconferência com representantes do Porto do Açu e do Instituto D'Or de Pesquisa e Ensino (IDOR), responsável pelo aplicativo.
Ao receber os testes, o prefeito Rafael Diniz destacou a importância da parceria para efetuar os testes na população. “O Porto do Açu é um excelente parceiro. É com parcerias como esta que podemos viabilizar testes de Covid na população”, afirmou Rafael Diniz.
Por dia serão realizados mais de 100 testes. A seleção de pessoas para o teste é exclusivamente feita através do algoritmo do aplicativo que foi coordenado pelo Dr. Fernando Bozza, médico e pesquisador do IDOR e da Fiocruz.
A secretária municipal de Saúde, Cintia Ferrini, ressalta a importância do uso do aplicativo pela população. “Todos que preenchem o questionário de autoavaliação já estão colaborando com a iniciativa, assim como a autoavaliação, os testes por amostragem são uma forma de medir a evolução da Covid-19”, frisou.
Dados do Bem — Sem fins lucrativos, “Dados do Bem” — disponível para Android e iOS — é um projeto de monitoramento epidemiológico que reúne tecnologia de geolocalização e metodologia para acompanhamento, em tempo real, da distribuição da epidemia do coronavírus nos centros urbanos. Campos é o segundo município do estado a contar com este tipo de tecnologia, que é cedida gratuitamente ao poder público.
Desde o início de junho, o campista pode fazer a autoavaliação através do app enviando dados que serão recebidos pela equipe de Vigilância em Saúde do município.
Fonte: Prefeitura de Campos

ÚLTIMAS NOTÍCIAS