Obra na estrada dos Ceramistas iniciada nesta terça-feira
Paula Vigneron 14/04/2020 17:59 - Atualizado em 04/05/2020 18:59
As obras da ponte metálica sobre o canal Campos-Macaé, na RJ 238, mais conhecida como estrada dos Ceramistas, foram iniciadas na manhã desta terça-feira (14). O trecho da rodovia onde fica a ponte está interditado há quase quatro meses, após o Departamento de Estradas e Rodagem (DER-RJ), em vistoria técnica, detectar risco de colapso na construção. A reforma começou por volta das 7h. As atividades prosseguiram até o final da tarde desta terça. Ainda não há previsão para a conclusão das obras.
No dia 20 de dezembro, o DER, por meio de nota, informou que “enviou uma equipe para o local assim que detectou risco de colapso na ponte metálica e decidiu interditar a ponte para maior segurança dos usuários”. No trecho, o órgão estadual colocou, inicialmente, placas de sinalização para orientar motoristas e motociclistas, que desrespeitaram o aviso e continuaram a transitar pela área.
Pouco mais de mês depois, no dia 22 de janeiro, foi realizada a licitação das obras para a recuperação da estrutura, ainda sem previsão para o começo dos trabalhos. Enquanto a reforma não foi iniciada, o DER precisou reforçar a sinalização, com blocos de concreto, para bloquear a circulação de veículos de diversos tamanhos, mas os condutores continuaram a atravessar a ponte. Na ocasião, parte do concreto utilizado no bloqueio foi arrastada para desimpedir o tráfego.
Questionado sobre sobre prazos, informações da empresa responsável pela obra e orçamento, o Departamento informou, em nota, que ainda está apurando. 
Com aproximadamente 12 quilômetros de extensão, a RJ 238 liga a BR 101, na altura da localidade de Ururaí, à localidade de Donana, ambas em Campos. A estrada dos Ceramistas também é muito utilizada como acesso ao distrito de Farol de São Tomé, evitando que os motoristas tenham que passar pelo centro de Campos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS