Testagem de Covid-19 em Campos segue normativas do Ministério da Saúde
02/05/2020 13:30 - Atualizado em 05/05/2020 20:32
O município de Campos faz a testagem para Covid-19 de acordo com as normativas do Ministério da Saúde. A diretora do Departamento de Vigilância em Saúde de Campos, a médica infectologista Andréya Moreira, ressalta que são levados em consideração o estado de saúde dos pacientes sintomáticos (moderados e graves) e o tempo do surgimentos dos sintomas para definir qual exame(PCR e teste rápido) será feito. Até sexta-feira (1), de acordo com dados do Departamento, são 91 casos confirmados e 359 estão em investigação, sendo 63 por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e 296 de Síndrome Gripal (SG).
Andréya Moreira destaca que neste momento a testagem não é indicada para toda a população. São testados profissionais da saúde e segurança em atividade, pessoa que resida no mesmo domicílio de um profissional de saúde ou segurança em atividade após avaliação do órgão de saúde competente e pessoas com idade igual ou superior a 60 anos que estejam sintomáticas.
- Campos segue todos os protocolos do Ministério da Saúde. De acordo com o recebimento de um maior número de testes rápidos, outras indicações e prioridades recomendadas pelo órgão serão abrangidas em nosso município - frisou.
A Prefeitura de Campos comprou mil testes rápidos e ainda recebeu, na última semana, uma remessa com dois mil testes enviada pelo Ministério da Saúde. O município se prepara para a implantação do teste molecular e pode ser referência regional. A análise será feita no laboratório do HGG (Hospital Geral de Guarus), que já atua com diagnóstico molecular de carga viral por PCR em tempo real quantitativa, e passou por adequação. A ação será em parceria com a Uenf (Universidade Estadual do Norte Fluminense). Com a equipe e equipamentos para diagnóstico molecular, recursos humanos e mais um termociclador do HGG e Uenf, a capacidade pode chegar a até 200 diagnósticos/dia.
Ainda de acordo com a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde de Campos, está prevista para os próximos dias a visita de técnicos do Lacen-RJ (Laboratório Central de Saúde Pública) à unidade laboratorial do HGG.
- O laboratório será utilizado pelos profissionais do HGG e da Uenf para que possamos ampliar o número de testes feitos em pacientes com suspeitas da doença. Atualmente, a análise dos exames é feita no Lacen, no Rio, e que por conta da alta demanda leva um tempo maior para o resultado. Com essa implantação, a Prefeitura de Campos vai encurtar esse prazo. Esse serviço é uma necessidade em todo o país e fazer de Campos uma referência em testes é mais um passo - concluiu Andréya Moreira.
Atendimento - Em caso de sintomas da doença, o paciente deve buscar a Central de Informações da Covid, através do 192. A equipe médica de plantão, fará a recomendação adequada diante do quadro narrado: isolamento domiciliar ou encaminhamento ao Centro de Combate e Controle do Coronavírus de Campos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS