Jarédio e Marcelo Garcia condenados à prisão
Aldir Sales 12/07/2019 13:54 - Atualizado em 19/07/2019 13:16
Paulo Veiga/ InterTv
O vereador de São Francisco de Itabapoana, Jarédio Azevedo (SD), e o pré-candidato a prefeito, Marcelo Garcia (PSDB), foram condenados à prisão, em primeira instância, pelo juiz eleitoral Leonardo Cajueiro d’Azevedo. O parlamentar foi sentenciado a oito anos de reclusão pelos crimes de compra de votos e falsidade ideológica eleitoral (falsificação de documentos), enquanto a pena de Garcia foi de cinco anos de prisão em regime semiaberto por fazer uso de documentos falsificados. O magistrado também determinou a perda de função pública dos dois. Ainda cabe recurso e Jarédio continua no cargo.
Dentro desta mesma ação penal o vereador são franciscano chegou a ter prisão preventiva decretada por coação de testemunhas, em outubro do ano passado. Porém, Jarédio ficou foragido por quase dois meses até que a Justiça revogou a medida em dezembro último.
Ao aceitar a denúncia e instaurar a ação, juízo eleitoral de São Francisco havia determinado o afastamento do parlamentar, entre outras medidas cautelares. Segundo a denúncia, Jarédio teria prometido a eleitoras beneficiárias do programa social Bolsa Família cirurgias a seus parentes em troca do voto e da assinatura de termo de doação eleitoral, no valor de R$ 600.
A defesa de Jarédio afirmou que vai recorrer da decisão em segunda instância. Já Marcelo Garcia diz estranhar sua condenação. “A gente fica surpreso com a decisão do juiz, tendo em vista que o Ministério Público Eleitoral, autor da ação que investiga a contratação de cinco pessoas beneficiárias do Bolsa Família e que na prestação de conta aparecerem como voluntárias na campanha, recomendou minha absolvição porque não achou nada de irregular na minha prestação de contas”.
Jarédio chegou a ficar preso por dez dias também por coação a testemunhas, mas em outro processo no qual Mateus Barreto Azevedo, irmão de Jarédio, é acusado pelo homicídio Sérgio Roberto Balbino de Souza, no final de setembro de 2016, nas proximidades de um comício, na área central de SFI. Mateus continua preso. 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS