Mês de atenção ao câncer de mama
Matheus Berriel 13/10/2018 16:49 - Atualizado em 15/10/2018 13:27
Associação atende a cerca de 500 mulheres
Associação atende a cerca de 500 mulheres / Isaías Fernandes
Não é fácil para ninguém fazer um exame e descobrir que tem câncer de mama. Porém, o diagnóstico precoce e a forma como as pacientes lidam com a doença podem representar o caminho para que a vida siga em frente da melhor forma possível. Esta é a mensagem que tenta passar a Associação Mulheres Vitoriosas, que existe desde 2012, em Campos, e, especialmente neste mês, realiza uma programação para marcar o movimento Outubro Rosa.
Idealizadora da associação, Cristiane Félix descobriu o câncer de mama em 2010, ainda no início da doença. “Foi um período de muito conhecimento de mim mesma. E eu percebi que tinha muitos lugares para fazer quimio e radioterapia, mas não tinha um lugar onde eu pudesse conversar com outras pessoas na mesma situação para compreender o que estava acontecendo comigo. Então, junto com outras cinco meninas, na sala de quimioterapia, resolvi convidá-las. Começamos em um espaço pequeno, um cômodo da minha casa, nos encontrando semanalmente”, conta Cristiane, que já passou por 13 cirurgias.
Associação atende a cerca de 500 mulheres
Associação atende a cerca de 500 mulheres / Isaías Fernandes
Atualmente, a associação funciona em uma casa na rua Carlos de Lacerda, 226, no Centro, e atende a cerca de 500 mulheres de várias idades, muitas até de outros municípios, nem todas presencialmente. Entre as várias frentes de trabalho, há um banco de perucas, confecção de sutiãs para mulheres mastectomizadas, atendimentos clínicos e jurídicos, terapias coletivas e doações de cestas básicas para pacientes acamadas. “Nessa fase de oncologia, quando você tem atividades, acaba esquecendo que está doente e une forças para ajudar outras pessoas. O nosso corpo padece de uma célula que funciona de modo irregular. Nós trabalhamos na contramão. Estamos montando células humanas em prol de outras vidas”, diz Cristiane.
A verba da instituição é obtida com a venda de produtos feitos pelas mulheres e uniformes e doações, além de parcerias com clínicas médicas, para realização de mamografias e outros exames, e os Correios, para o envio de sutiãs à mulheres de cidades distantes.
A programação do Outubro Rosa da associação foi aberta no final de setembro, com um fórum multidisciplinar de oncologia. Diariamente acontecem palestras sobre prevenção, diagnóstico e outros temas. Na última quarta-feira (10), foi celebrada uma missa. Já no dia seguinte (11), um culto, marcando a parte religiosa. O grande momento será um desfile das mulheres, na próxima sexta (19), acompanhado por um show beneficente no Teatro Trianon. Metade da renda será para manutenção da casa, enquanto o restante será doado para duas assistidas que fazem tratamento em Barretos (SP), uma delas de apenas 14 anos.
Prefeitura preparou programação especial
Rosângela Ribeiro Tavares, de 60 anos, lida com o câncer de mama há pelo menos cinco meses. Descobriu que tinha em outubro, numa consulta rotineira. Desde então, cada momento de sua vida tem sido de superação: “Na minha família, ninguém tinha esse problema. Fiquei muito abalada. Mas estou vindo aqui na associação justamente para buscar forças. Já fiz a cirurgia da retirada da mama, estou no tratamento da quimio. Estão caindo os cabelos, os cílios, e estou bem fragilizada, porque ainda faltam 12 sessões. Mas, aqui a gente busca força, vendo as meninas que já passaram por isso e estão com seus cabelos, sua formosura. São momentos que fortalecem a alma, a gente vê que Deus não nos abandonou”.
Outro exemplo de superação é o de Jussara da Silva Gomes, 66 anos, que descobriu o câncer quando tinha 55. No contato rotineiro com as amigas, aprendeu a não deixar o problema ser maior do que ela: “A gente tem que confiar em Deus, ter muita fé e resignação. Isso nos fortalece demais”.
Em Campos, a Prefeitura também está com agenda voltada para o Outubro Rosa. Além de disponibilizar mais de 1.400 exames de mamografia, que poderão ser marcados pelas pacientes em outubro e novembro, a partir de um encaminhamento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), a secretaria de Saúde cumpre, desde o início do mês, um cronograma de eventos. Neste domingo (14), de 9h às 11h, haverá uma mobilização social no Jardim São Benedito, com participação do grupo “Mulheres Guerreiras”, do Hospital Escola Álvaro Alvim (HEAA). A ação será aberta ao público em geral, com palestra, depoimentos de pacientes, orientações de profissionais e distribuição de material informativo.
Na quinta-feira (18), às 15h, a equipe do Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente (Paismca) fará uma palestra sobre o tema para funcionárias da Vital Engenharia. Dia 24, também às 15h, a ginecologista e obstetra Luci Moreira dará palestra no auditório da Prefeitura. O dia seguinte, 25, será marcado por palestra da equipe do Paismca para funcionárias da rede de supermercados SuperBom, às 14h. Para finalizar, no dia 31, a equipe da secretaria de Saúde vai participar de uma ação de conscientização, das 8h às 16h, junto ao Hospital Dr. Beda.
 
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS