Filme "Quando Chega a Hora de Esquecer" lançado em Campos
Victor de Azevedo 21/09/2018 21:41 - Atualizado em 22/09/2018 13:38
Em comemoração ao Dia Mundial do Alzheimer, foi lançado, nesta sexta-feira, em Campos, o filme “Quando Chega a Hora de Esquecer”. A primeira apresentação ocorreu no Kinoplex Avenida, no Shopping Avenida 28, e, logo após, durante um coquetel, houve a cerimônia oficial do lançamento no foyer da Câmara Municipal. Neste sábado, mais duas sessões do filme serão exibidas. A primeira será às 15h e a segunda às 16h30, também no Kinoplex. Todos os ingressos poderão ser adquiridos por meia-entrada, R$ 10. Em São João da Barra, haverá uma sessão gratuita às 16h, no Cine Teatro São João.
O filme é produzido pelo campista Edivaldo Azevedo e dirigido pelo curitibano Xandy Novaski, que também assina o roteiro. A narrativa aborda as dificuldades e o sofrimento ao redor de quem sofre com a doença de Alzheimer. Na sinopse, o personagem Edu (Edivaldo Azevedo) percebe uma mudança no comportamento da mãe Martha (Jeanne Viterbo) e a leva ao médico. Os dois esbarram no diagnóstico de Alzheimer. Começa, então, a corrida para que a doença não corroa a história de luta da família. Para Jeanne Viterbo, o filme foi uma realização maravilhosa.
— Eu dei tudo de mim nesse filme, só que eu não sabia o resultado. Eu só tinha visto algumas cenas, algumas chamadas. Então, assistindo o filme eu chorei me emocionei e pelo menos fui muito elogiada por quem assistiu ao filme. Eu estou feliz com o resultado, espero que as pessoas gostem. É um filme educativo e a Martha sofre muito com o filho que não tem paciência com ela. Então cada paciente de Alzheimer, tem uma reação. Uns ficam esquecidos, outros lembram só de coisas do passado, outros ficam agressivos, outros fogem, então eu procurei dar a minha personagem um pouquinho de casa situação — relatou.
Já o diretor e roteirista Xandy Novaski comentou sobre a produção do filme e o tempo de preparação para a exibição.
"O Edivaldo que teve a ideia de fazer o filme com o tema do Alzheimer. Ele me passou, eu criei o roteiro, estive em Campos fazendo uma produção de locação, aí adaptei o roteiro com o que eu vi. Alguns pontos turísticos da cidade e até a própria Jeanne Viterbo que faz dança do ventre. Então, eu fui adaptando o roteiro de acordo com a cidade. Foram 40 dias para rodar o filme, todos os dias das 7 da manhã até às 23h da noite. Tivemos cenas em Campos, São João da Barra e uma cena de insert no município de Ilha Comprida, no litoral sul de São Paulo. E o filme demorou três anos para ficar totalmente pronto", disse.
Na ficha técnica, além de Xandy e Edivaldo, a obra também conta com Johel Alvez Bright com a codireção e direção de Fotografia, além de Ana de Sá Azevedo como assistente de produção.
Segundo o produtor executivo do filme, Edivaldo Azevedo, o filme é especial principalmente pelo fato de ser desenvolvido com a maioria dos atores de Campos.
“O trabalho foi todo desenvolvido em Campos mesmo. Os atores são quase todos de Campos. Temos participação de duas atrizes que fizeram participação em novelas da Globo: a Sônia Zagury e Cristiane Machado. Eu trabalho com fisioterapia em gerontologia e esse tema faz parte do meu dia a dia. Assim, surgiu a ideia do filme, possibilitada pela parceria com o Xandy Novaski”, finalizou

ÚLTIMAS NOTÍCIAS