Primeiro evento do Circuito #CentroVivo neste sábado
21/09/2018 18:09 - Atualizado em 25/09/2018 13:58
Supcom-Divulgação
O Centro de Campos respira a cultura histórica do município e, neste sábado (22), vai ser ocupado pela cultura da Planície quando acontece o primeiro evento do Circuito #CentroVivo. O projeto nasce de ex-integrantes do extinto coletivo “Da Raiz ao Fruto” e artistas locais, com o objetivo de promover atividades e eventos em pontos do Centro de Campos como praças, becos, Mercado, Cais e quadra do viaduto. A iniciativa conta com o apoio da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL). As atrações ocorrerão das 09h às 22h.
O projeto surgiu de andanças dos organizadores pelo Centro de Campos e suas observações acerca do potencial do mesmo.
— O Centro tem uma potencialidade enorme, é um gigante adormecido, por que as coisas se concentram muito na Pelinca e a gente perde aquele espaço e também em nível patrimonial, porque tem prédios que nem sempre são datados e fazem parte da boemia da cidade, ou da história de povos negros, imigrantes, etc. A gente busca elucidar isso através do Circuito #CentroVivo” — disse Ianani Dias, uma das idealizadoras.
No perfil do evento, no Instagram, os organizadores fizeram uma chamada para músicos, artistas plásticos, fotógrafos e artistas em geral, com disponibilidade em ministrar oficinas, expor trabalhos e movimentar a cultura. Serão apresentações teatrais, passeio histórico para crianças de seis a 11 anos, leitura de contos, 10 shows com artistas locais, brechó e feirinha e até pique-bandeira na praça do Santíssimo Salvador.
— Acho muito importante essa ocupação dos espaços no Centro, dando alma ao lugar em horários alternativos ao comercial. Tão importante quanto, é que coletivos se mobilizem também para promover a cultura, que não se faz somente através do poder público, mas que no governo Rafael Diniz encontra apoio, através também da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL) — disse o vice-presidente da FCJOL, Viny Soares. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS