PM já apreendeu 214 kg de drogas e mais de 200 armas na região
Matheus Berriel 07/06/2018 17:45 - Atualizado em 08/06/2018 13:51
Entre janeiro e maio deste ano, policiais do 8º Batalhão de Polícia Militar (BPM) apreenderam 245 kg de drogas e 214 armas. Os dados foram divulgados pela assessoria de comunicação do batalhão, que abrange os municípios de Campos dos Goytacazes, São Francisco do Itabapoana, São Fidélis e São João da Barra.
Comandante comemorou apreensões
Comandante comemorou apreensões / Rodrigo Silveira
Em entrevista à reportagem da Folha da Manhã, o comandante do 8º BPM, tenente-coronel Fabiano Souza, comemorou as apreensões, tendo em vista aos problemas enfrentados pela Polícia Militar, como a falta de efetivo. Militares dos batalhões de Santo Antônio de Pádua e Itaperuna estão reforçando o batalhão sediado em Campos. Em contrapartida, lamentou o alto número de usuários de drogas, evidenciado pela quantidade apreendida.
— Isso representa que o batalhão continua trabalhando, mesmo com todas as dificuldades que o país enfrenta devido à crise. Continuamos trabalhando para que menos armas e drogas estejam circulando. Agora, é uma constatação complicada. Uma vez que é apreendido isso tudo de droga, é porque existem usuários para consumi-la, o que é um fato lamentável —afirmou.
De acordo com o comandante, a maconha foi a droga mais apreendida. Não houve fragmentação dos dados. Em relação às armas, há um crescimento constante. Das 214 confiscadas nos municípios da área sob responsabilidade do 8º BPM, 63 foram em maio, com média superior a duas por dia. Houve ainda 33 armas apreendidas em janeiro, 33 em fevereiro, 41 em março e 44 em abril. Grande parte dos casos aconteceu no subdistrito de Guarus, onde a guerra do tráfico tem causado muitas mortes. Dados do Instituto de Segurança Pública (ISP) e da Folha da Manhã mostram que, dos 110 homicídios registrados neste ano, em Campos, 71 ocorreram por lá.
— O que pesa bastante em Guarus é a questão das armas. Só no mês de maio, das 63 armas apreendidas pelo batalhão, praticamente 50% foram em Guarus, onde apreendemos 30 armas. É complicado, pois isso mostra que, num período curto, tivemos um número significativo de apreensões de armas. Recebemos reforço dos batalhões de Pádua e Itaperuna para tentar conter os homicídios. Não posso falar se o número de apreensões de armas vai continuar aumentando ou se vai diminuir, isso é uma incógnita. O que posso afirmar é que a Polícia Militar continua trabalhando para que as pessoas tenham mais tranquilidade nas ruas — destacou Fabiano.
As denúncias da população são de grande valor para a PM. Quem tiver conhecimento de algum crime pode entrar em contato com o batalhão pelo Disque-Denúncia, por meio do telefone (22) 2723-1177. "O anonimato será garantido. Nós só queremos o fato e o local. Do restante a Polícia Militar se encarrega. Precisamos muito das informações da população de bem", finalizou o comandante.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS