Audiência discute a falta de segurança
Aldir Sales 07/06/2018 20:04 - Atualizado em 09/06/2018 15:24
Câmara Municipal
Câmara Municipal / Antônio Leudo
A Câmara Municipal de Campos realiza nesta sexta-feira, a partir das 9h, uma audiência pública para discutir a situação da falta de segurança no município, que já registrou 109 homicídios desde o início do ano, 71 apenas na área de Guarus, segundo dados da Folha da Manhã consolidados pelo Instituto de Segurança Pública (ISP). Proposto pelo vereador Thiago Ferrugem (PR), o encontro também terá a participação do vice-presidente da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), deputado Bruno Dauaire (PR), além de representantes das polícias Militar e Civil, sociedade civil e outros vereadores.
De acordo com Ferrugem, a redução dos efetivos da polícia tem contribuído para o aumento da violência. “Campos aparece como umas das cidades mais violentas do mundo e, ao mesmo tempo, percebemos uma redução do efetivo das polícias Militar e Civil, além do corte do já escasso orçamento da estrutura para Segurança Pública de nossa região. Alguma coisa precisa ser feita e essa audiência é o primeiro passo”, declarou.
Bruno Dauaire lembrou que o retorno dos policiais do interior que estão nas Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) é uma bandeira antiga. “Debater a política de Segurança Pública para o interior é fundamental. Tenho participado de discussões em todo o Estado do Rio sobre o tema e a preocupação é exatamente essa, a de que não se pode priorizar a capital e a região Metropolitana. Nossa luta tem sido com este objetivo: retorno dos PMs que estão nas UPPs, melhor estrutura nos batalhões, delegacia de homicídios para o Norte Fluminense e várias outras reivindicações que possam resultar em soluções concretas para o enfrentamento da violência”.
Ferrugem terminou criticando a intervenção federal na Segurança Pública do Estado do Rio e comentou sobre a violência concentrada em uma área de conflito em Guarus que começa a ser conhecida como a Síria campista. “Não consegui perceber, não só em Campos e região, como em todo estado, nenhuma mudança na Segurança Pública depois da intervenção. Tudo continua igual. A insegurança pairando em todo o estado. E essa violência concentrada em Guarus é um recorte muito importante para se analisar. A gente sabe de uma disputa do tráfico ali naqueles bairros do Eldorado, Santa Rosa, Custodópolis, e que a polícia não tem conseguido coibir, muitas vezes pela falta de efetivo, por conta da falta de estrutura”, finalizou o vereador.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS