Arantes no lugar de Geraldinho
Suzy Monteiro 08/06/2018 11:59 - Atualizado em 11/06/2018 13:24
Paulo Arantes
Paulo Arantes / Divulgação
O suplente de vereador Paulo Arantes (PSDB) assumirá, na próxima semana, a cadeira do também suplente Geraldinho de Santa Cruz (PSDB), que deixa a Câmara de Campos após ter sua condenação na Chequinho confirmada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e esgotados seus recursos na Corte do Rio. Geraldinho poderá recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mas fora do cargo, assim como os demais condenados na Chequinho, entre eles seu antecessor, Ozéias (PSDB).
Chegou a haver uma dúvida sobre quem assumiria a vaga de Geraldinho porque Arantes, próximo na fila dos suplentes do PSDB, não obteve o quociente eleitoral — ele recebeu 548 votos na eleição de outubro. Porém, a Procuradoria do Legislativo analisou o caso e definiu a convocação de Arantes, publicada na edição desta sexta-feira (8) do Diário Oficial do Município.
Geraldinho de Santa Cruz recebeu 1.379 votos na eleição de 2016 e assumiu uma cadeira em janeiro de 2017, no lugar do eleito Ozéias, que não foi diplomado em dezembro do ano anterior por já responder processo penal da Chequinho.
Porém, o suplente tucano deixou a Câmara em junho do ano passado, quando Ozéias foi diplomado, após decisão do TSE e liminar do TRE. Em abril deste ano, Geraldinho voltou ao Legislativo, quando o titular foi afastado pelo TRE também por ter sua condenação confirmada na Chequinho.
Outro — Também foi publicada no Diário Oficial desta sexta-feira uma convocação ao terceiro suplente do PTC, Felisberto de Paulo Leite Pessanha, o Beto Cabeludo, para que esclareça se vai ou não assumir sua vaga no lugar do também suplente Carlinhos Canaã.
Primeiro suplente do PTC, Canaã assumiu, dia 15 de março, a vaga do vereador Thiago Virgílio. Mas, assim como o titular, teve que deixar a cadeira por também estar condenado em segunda instância na Chequinho.
Já Beto foi convocado dia 10 de maio, mas não assumiu. No dia 25, ele enviou ao Legislativo um ofício dizendo que está com compromissos fora, mas não informou quando voltaria, nem se vai assumir. A Câmara quer um esclarecimento para saber qual posicionamento será tomado.
Além dos suplentes Geraldinho de Santa Cruz e Canaã, já deixaram o Legislativo pela Chequinho os vereadores eleitos Jorge Magal (SD), Vinicius Madureira (PRP), Jorge Rangel (PTB), Miguelito (PSL), Ozéias, Thiago Virgílio, Linda Mara (PTC), Kellinho (sem partido) e Roberto Pinto (PTC). Também já tiveram as condenações confirmadas, mas ainda estão na Câmara, o suplente Thiago Godoy (PR) e o eleito Thiago Ferrugem (PR).

ÚLTIMAS NOTÍCIAS