Aquicultura e criação de camarão na pauta
26/02/2018 21:00 - Atualizado em 28/02/2018 15:46
As ações para revigorar atividades como a aquicultura e a produção do camarão têm avançado em Campos com a finalidade de gerar trabalho e renda no interior. Na semana passada, o superintendente de Pesca e Aquicultura José Armando Barreto, e o superintendente de Planejamento, Marcel Cardoso, realizaram nova visita técnica a um dos empreendimentos na localidade de Balança Rangel, em Travessão, onde se desenvolve a produção de piscicultura e carcinicultura (criação de crustáceos).
Desde o início das atividades, a Superintendência de Pesca tem acompanhado a implantação do empreendimento, saudado por José Armando como uma das vertentes mais importantes do novo ciclo econômico que está sendo iniciado.
— Fizemos uma primeira visita técnica por ocasião do processo de licenciamento feito no município, através da Secretaria de Desenvolvimento Ambiental. Na oportunidade, obtivemos dados, pudemos aprovar os métodos, as condições de adequação da estrutura, as características do local, compreender as técnicas e práticas de produção que seriam utilizadas. Um novo ciclo econômico está sendo iniciado — destacou.
Para o superintendente, “a aquicultura, em especial a carcinicultura, serão responsáveis por uma importante fonte de recursos e uma garantia de renda para pequenos aquicultores, produtores que estamos diagnosticando a aptidão, e que vamos capacitar para que sejam integrados a este novo segmento”.
Armando pontuou, ainda, a importância em estar presente na primeira despesca de tilápias do empreendimento.
— Poder observar o cultivo do camarão, já no pós-larva, foi um grande presente, já que viemos trabalhando há algum tempo para uma aquicultura moderna — explica.
Marcel ressaltou que já acompanha o empreendimento junto a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapa), através do polo de inovação do Instituto Federal Fluminense (IFF).
— Essa unidade ajuda a consolidar no município o setor de aquicultura, gerando emprego e renda, diversificando nossa economia e fazendo com que possamos caminhar para uma diminuição da dependência dos royalties do petróleo—, finalizou.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS