Diretoria da Pedralva toma posse neste sábado
Jhonattan Reis 23/02/2018 18:03 - Atualizado em 26/02/2018 15:18
A Academia Pedralva de Letras e Artes realiza, neste sábado (24), às 16h, no Museu Histórico de Campos, uma solenidade de abertura do ano literário e posse da nova diretoria eleita para administrar a instituição no biênio 2018/2019. Entre as atividades da cerimônia, o atual presidente da Pedralva, Roberto Pinheiro Acruche, passará a presidência para Carlos Augusto Souto de Alencar. O museu está localizado na rua Paul Percy Harris, 40, em frente à praça do Santíssimo Salvador, no Centro da cidade. A sessão solene contará com a presença dos acadêmicos e do público em geral.
Carlos Augusto explicou sobre como será a solenidade.
— Abriremos com a cerimônia. Eu, então, como secretário do mandato de Roberto Pinheiro Acruche, lerei um relatório das atividades do mandato dele. Depois, Acruche irá fazer seu discurso de despedida e recepção da nossa nova diretoria e, em seguida, acontecerá o meu discurso de posse. Por fim, abriremos a palavra para as instituições culturais da cidade e teremos um coquetel — disse ele, presidente a partir de hoje até 24 de fevereiro de 2020.
Ainda segundo Carlos, um dos intuitos da sessão solene é mostrar que a Academia Pedralva de Letras e Artes continua forte e realizando atividades.
— Apesar de várias questões complicadas que enfrentamos nos últimos anos, como o fechamento até então temporário da nossa sala no Palácio da Cultura, a Pedralva nunca parou. São 71 anos, completados neste mês de fevereiro, de funcionamento ininterrupto. Nunca paramos por motivo nenhum. Atualmente, nossas reuniões acontecem no Museu Histórico de Campos, sendo duas por mês, sempre em sábados, às 16h. Inclusive, a reunião é aberta ao público — lembrou.
Divulgação
As atividades a serem realizadas nas reuniões seguintes à posse já estão sendo elaboradas. Uma delas é a Sessão da Saudade, explica Carlos Augusto.
— É algo que é feito por quase todas as academias de letras no nosso país. Trata-se de uma homenagem a algum acadêmico falecido. E, nesta primeira Sessão da Saudade, prestaremos homenagem a José Viana Gonçalves, que era dono da cadeira de número 20 e faleceu no final do ano passado. Falaremos sobre vida e obra dele e, depois, abriremos oficialmente uma nova vaga para que um novo acadêmico seja escolhido e possa a fazer parte da casa.
Outra atividade já confirmada para 2018 é o V Seminário Cultural da Academia Pedralva de Letras.
— É um seminário cultural organizado pelo acadêmico Marcelo Sampaio e que conta com várias palestras durante o ano. Além disso, também daremos espaço para apresentações artísticas tanto dos nossos acadêmicos quanto do público em geral, pois, como o nome diz, somos uma academia de letras e artes. A gente sabe a dificuldade que a cultura lamentavelmente passa no Brasil. Considero gente que trabalha com cultura como herói, pois são pessoas que trabalham com algo que é importante para o país, mas enfrenta muitas dificuldades. Então, é muito importante que a gente tenha apresentações artísticas. Outra questão é que ainda pretendemos trazer os estudantes da cidade mais para perto da Academia Pedralva — falou Carlos, acrescentando que as expectativas para o ano de 2018 são boas.
— Com certeza trabalharemos para que a gente proporcione para todos um ótimo ano e que a Academia Pedralva continue oferecendo o nosso trabalho em favor da sociedade. Inclusive, é uma instituição de grande importância para Campos, sendo um dos pilares fundamentais da cultura da cidade. É um prazer imenso estar presidindo a Pedralva, que é maior que seus acadêmicos, com uma história ininterrupta de 71 anos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS