Sobradinho abre inscrições para oficinas
26/02/2018 17:30 - Atualizado em 01/03/2018 14:57
Adilson dos Santos - Divulgação
O Centro Cultural Sobradinho, em Quissamã, abre, nesta terça-feira (27), inscrições para novas turmas de várias oficinas ligadas às artes. Os interessados têm até o dia 9 de março para comparecer ao espaço — localizado na rua Comendador José Julião, 184, no Centro —, que funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 11h30 e das 14h às 17h. É necessário levar cópia de certidão de nascimento ou carteira de identidade do aluno. A partir desta terça, haverá distribuição de senhas, sendo 30 para o período da manhã, a partir das 8h, e a mesma quantidade para o turno da tarde, às 13h30. Com as senhas, os interessados poderão realizadas as matrículas.
Adilson dos Santos - Divulgação
O lugar traz, como novidades para este ano, aulas de artes plásticas e dança de salão. Além das duas áreas, também serão oferecidas oficinas de piano, teclado, bateria, percussão, guitarra, violão, flauta, canto coral (adulto e infanto-juvenil), leitura, teatro, ballet e jazz, ballet baby class e zumba. As aulas serão realizadas de segunda a sexta-feira, nos turnos da manhã, tarde e noite. Em caso de dúvidas, é possível entrar em contato com o Centro Cultural por meio do número (22) 2768-1706.
De acordo com o coordenador especial de Cultura e Lazer, Oscar Luiz Chagas, as aulas estão previstas para começar no dia 19 de março. Elas acontecerão de acordo com dia e horário escolhido pelo aluno no período de matrículas.
Oscar também destacou a importância de os alunos retornarem às atividades este ano.
— É mais uma forma de integração envolvendo pessoas de diferentes idades e interesses. Essas atividades das oficinas trabalham, além da cultura, questões ligadas à educação, saúde e bem-estar — disse ele, lembrando que haverá reunião para os pais e responsáveis dos inscritos, no dia 12 de março, às 9h, no cinema do Sobradinho.
Adilson dos Santos - Divulgação
Ainda segundo o coordenador especial de Cultura e Lazer, além do importante papel de inclusão social, as oficinas despertam paixão pelas diversas formas da arte e revelam talentos.
— No ano passado, por exemplo, implantamos o Projeto Música na Praça, no final de outubro, e a maior parte da programação envolvia apresentações de alunos do Sobradinho. Na Cantata e no Auto de Natal, no final do ano, tivemos o brilho das turmas do coral, teatro e dança, em um evento que repercutiu na cidade e em toda a região — completou Oscar.
Espaço — O prédio onde funciona o Centro Cultural Sobradinho — um casarão construído na década de 1870 e que é a antiga morada da dama de companhia da baronesa de Villa Franca, Francisca Romana do Patrocínio, e de seu sobrinho, José David Paula — foi adquirida pela prefeitura de Quissamã em 2005. No ano seguinte, a prefeitura começou o processo de restauração do lugar.
A edificação está com suas características originais preservadas. Porém, ganhou um elevador e um anexo, construído na parte de trás do terreno, em estilo arquitetônico compatível, sendo que é onde funciona o Centro Cultural.
O Sobradinho, que tem como objetivo agregar iniciativas educacionais e culturais, conta com salão de exposições, sala de música, biblioteca infantil, sala multimídia, sala de leitura, um mini palco para atividades teatrais e cantina. (J.H.R.) (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS