Uenf arrecada doações para atingidos por forte temporal em Petrópolis
16/02/2022 08:57 - Atualizado em 16/02/2022 10:17
Divulgação/CBMERJ
A Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf) iniciou, nesta quarta-feira (16), uma campanha para arrecadar donativos para os atingidos pelo forte temportal em Petrópolis, que deixou 38 mortos e mais de 300 pessoas fora de casa. As doações podem ser entregues no Centro de Convenções da Uenf, na avenida Alberto Lamego, das 8h às 17h.
Podem ser doados alimentos não perecíveis, água mineral, roupas, colchões, travesseiros, materias de higiene, produtos de limpeza e outros.
"Toda a nossa solidariedade para a população de Petrópolis nesse momento difícil que estão atravessando.
Para mitigar essa dor estamos abrindo um ponto de coleta de doações no Centro de Convenções da Uenf.
Gostaríamos de chamar a toda a sociedade campista e comunidade universitária para colaborar e dessa forma ajudar a todos os desabrigados. Se tudo der certo, no sábado, estaremos levando as doações para Petrópolis", informou o reitor da Uenf, Raúl Palacio.
Tragédia - O número de mortes provocadas pela chuva em Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro, subiu para 38, segundo a Defesa Civil municipal. O temporal que atingiu a cidade nessa terça-feira (15) provocou deslizamentos de terra em vários morros e alagamentos com fortes correntezas nas ruas.

Mais de 300 pessoas tiveram que sair de suas casas. Vinte e cinco escolas estão abertas para receber desabrigados. A prefeitura decretou estado de calamidade pública e luto oficial de três dias.

Os Bombeiros estão atuando em mais de 40 pontos da cidade, em ações de resgate e salvamento. O governador fluminense, Cláudio Castro, afirmou que pelo menos 16 pessoas foram resgatadas com vida.

A cidade está em alerta máximo e funciona em estágio operacional de crise. Petrópolis deve esperar mais pancadas de chuva nesta quarta (16), segundo previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Por meio de nota, o prefeito Rubens Bomtempo disse que o número de vítimas pode ser maior. “Vivemos um momento de grande tristeza com o número de vítimas fatais que ainda pode aumentar e a quantidade de ocorrências que impactam drasticamente a nossa cidade. Unimos todos os nossos esforços e contamos com o suporte do Estado para o atendimento ágil às vítimas e recuperação da cidade”.

Entre as localidades em que houve registros de maior gravidade estão a 24 de Maio, Morro da Oficina, Caxambu, Sargento Boening, Moinho Preto, Rua Uruguai, Rua Washington Luiz, Coronel Veiga, Vila Militar, Vila Felipe, Avenida Portugal e Rua Honorato Pereira.

Pelo Twitter, o ministro do desenvolvimento regional, Rogério Marinho, prestou solidariedade às famílias afetadas. Segundo ele, o presidente irá para Petrópolis na sexta-feira (18).

"Nosso secretário de defesa civil está se deslocando para o local hoje. Ontem fui contactado pelo presidente Jair Bolsonaro da Rússia, que determinou mobilização de todos para ajudar. Sexta ele estará conosco no local", diz o tuíte publicado na manhã desta quarta.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS