Projeto Praia com Vida realiza primeiro Cleanup Day de 2022
14/02/2022 21:05 - Atualizado em 14/02/2022 21:31
O projeto Praia com Vida, criado por alunos da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), realizou, no último sábado, 12, mais um mutirão de limpeza na orla da praia de Grussaí, litoral de São João da Barra. A iniciativa contou com a participação do projeto Juventude em Ação, idealizado pelo vereador Bruno Vianna. Os dois projetos estiveram juntos no ano passado, realizando a limpeza da orla da praia do Farol de São Thomé, em Campos. No próximo domingo, 20, a praia campista recebe, mais uma vez, os voluntários para outra ação de conscientização e preservação do meio ambiente.
O administrador Danilo Barreto, de 26 anos, foi um dos coordenadores do primeiro Cleanup Day de 2022. Ele é ex-aluno da Uenf e faz parte do projeto Praia com Vida desde a sua criação. Danilo ressalta a importância de unir pessoas dispostas a propagar a preservação do ecossistema.
– O projeto Praia com Vida, hoje, atua em três municípios: São João da Barra, São Francisco e Campos. O trabalho une bolsistas de extensão, biólogos e voluntários. Na parte de pesquisa, o projeto faz um levantamento das espécies que vivem nas praias, buscando mostrar para a população a importância da conservação desses lugares, essenciais para o ecossistema e que abrigam diversas formas de vida. Nosso objetivo é impactar ainda mais pessoas para esse trabalho. Juntos, nós podemos salvar milhares de vidas marinhas – enfatizou o administrador.
Atuando na linha de frente do projeto Juventude em Ação, que promove diversas atividades voltadas para a preservação do meio ambiente, o vereador Bruno Vianna, parlamentar mais jovem do Legislativo campista, conta que a parceria com o Praia com Vida tem sido essencial para ampliar esse trabalho para toda a região. Assim como o grupo esteve no município de São João da Barra, eles se encontram no Farol de São Thomé, em Campos, no próximo domingo.
– É uma grande alegria participar de mais uma ação com o projeto Praia com Vida. Fomos recebidos de braços abertos por esse grupo, que tem realizado um trabalho essencial de conscientização, pesquisa e preservação do meio ambiente. A praia é um lugar comum, e todos nós somos responsáveis por ela. Além de ser o habitat de muitas espécies, os oceanos são fundamentais para a sobrevivência da espécie humana. Sábado foi mais um momento importante, principalmente pela troca de conhecimento e experiência com todos os voluntários. Estamos aprendendo muito com todos do Praia com Vida. No domingo, estaremos retornando para mais um dia de limpeza e conscientização em nosso litoral campista – pontuou Bruno Vianna.
Anualmente, os oceanos recebem cerca de 13 milhões de toneladas de plástico, o que leva a milhares de mortes de espécies marinhas. Segundo levantamento da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais, o Brasil colabora com pelo menos dois milhões de toneladas do volume total de lixo oceânico.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS