Soffiati apresenta o clássico 'Ladrões de bicicleta' nesta quarta no Cineclube Goitacá
Matheus Berriel - Atualizado em 15/02/2022 13:39
Cena do filme 'Ladrões de bicicleta'
Cena do filme 'Ladrões de bicicleta' / Foto: Divulgação
Clássico dirigido pelo italiano Vittorio De Sica, o filme “Ladrões de bicicleta”, de 1948, será a atração desta quarta-feira (16) no Cineclube Goitacá. Terceiro longa-metragem na história a receber o Oscar de melhor filme estrangeiro, em 1950, ainda enquanto categoria honorária, ele foi escolhido para ser apresentado pelo professor, historiador e cinéfilo Aristides Arthur Soffiati, com sessão marcada para as 19h, no Oráculo do Saber. A mini sala de cinema fica situada na sala 507 do edifício Medical Center, à esquina das ruas Conselheiro Otaviano e 13 de Maio, no Centro de Campos. Entrada gratuita.
— Como sempre, faço abordagens sistematizadas, costume que adquiri sendo professor por 40 anos. Até a pandemia, abordei o cinema da sua origem, em 1888, até 1930. Agora, pretendo abordar os movimentos do cinema de 1945 a 1970. Comecei com o neorrealismo italiano, exibindo “Roma, cidade aberta”, de (Roberto) Rosselini. Prossigo com “Ladrões de bicicleta”, de Vittorio de Sica. Procuro associar movimentos e autores, pois De Sica é também neorrealista no princípio — afirma Artistides Arthur Soffiati, que comandará a sua segunda sessão no Cineclube Goitacá em 2022.
Além do retrato da Itália pós-Segunda Guerra Mundial, o apresentador também pretende levar ao debate as características do estilo neorrealista.
— O neorrealismo tem uma estética marcada pelo baixo orçamento, com artistas quase sempre amadores. Estão presentes no filme as questões sociais e políticas da Itália e da Europa depois da Segunda Guerra. É uma obra gravada com câmara na mão e sets externos, sem muito estúdio. Além dessa estética, que influenciou o cinema europeu e o brasileiro, pretendo chamar a atenção para os temas sociais e políticos — comenta Soffiati.
“Ladrões de bicicleta” retrata a história de muitos italianos que ficaram desempregados após a Segunda Guerra Mundial. Interpretado por Lamberto Maggiorani, o personagem Antonio Ricci é um deles, que acaba conseguindo uma nova oportunidade de trabalho como colocador de cartazes. Porém, precisa de uma bicicleta para exercer a nova função, e para adquiri-la acaba tendo que penhorar objetos de casa. Para frustração de Antonio, a bicicleta que ele comprou é roubada. Então, ele e o filho Bruno (Enzo Staiola) passam a procurá-la por toda a cidade de Roma, numa trama apresentada com grande sensibilidade. Lianella Carell e Vittorio Antonucci também integram o elenco.
Após quase dois anos parado em decorrência da pandemia da Covid-19, o Cineclube Goitacá teve as suas atividades retomadas em novembro de 2021. Houve uma pequena pausa entre o final do ano passado e o início deste, mas a programação voltou a acontecer em 12 de janeiro, mantendo a tradição de ter um apresentador diferente a cada semana.
— As pessoas estão voltando ao Cineclube. Espero atrair mais pessoas com o projeto de apresentar em 2022 o cinema europeu. Depois, o japonês. Sempre gosto de voltar à ativa nas apresentações — enfatiza Soffiati.
O Oráculo Espaço do Saber tem capacidade para receber aproximadamente 30 cinéfilos durante cada sessão.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS