Capela na Baixada é alvo de furto e vandalismo
22/12/2021 07:23 - Atualizado em 22/12/2021 07:59
Capela em Poço Gordo
Capela em Poço Gordo / Divulgação
Na madrugada dessa terça-feira (21), mais uma capela foi alvo de vandalismo na Diocese de Campos. Essa foi a quarta capela furtada em 2021, sendo três na cidade de Campos. Desta vez, o ato foi registrado na Capela de São José, na localidade de Cupim de Poço Gordo, na Baixada Campista, que pertence ao território da Paróquia São Sebastião de Campos.
De acordo com o pároco Pe. Fabiano Ferreira, os suspeitos quebraram o vidro da janela para conseguir abrir o trinco e ter acesso ao interior do templo. “Infelizmente na ação levaram alguns equipamentos de som, como uma pequena caixa e dois microfones. Eles tentaram levar o sacrário, acreditamos que acharam que estava com dinheiro, mas acabaram deixando ele no caminho. A porta do sacrário não foi profanada, retiramos o Santíssimo e levamos para a Matriz de São Sebastião”, disse o sacerdote.
O padre informou, ainda, que o furto foi descoberto quando fiéis chegaram para desligar a iluminação de Natal na manhã dessa terça-feira. “Todas as manhãs eles vão até a Capela para desligar as luzes de natal, quando então perceberam e me acionaram e ligaram para a Polícia Militar”, afirmou Pe. Fabiano. Na próxima quinta-feira (23), será celebrada a Santa Missa em Desagravo na comunidade.
O bispo diocesano de Campos, Dom Roberto Francisco Ferrería Paz, lamentou mais uma invasão à capela no território diocesano. “É um pecado gravíssimo com pena de excomunhão. Isso mostra a intenção e o propósito que é atacar a fé católica. Ou intimidar a fé católica. Isso merece uma investigação severa das autoridades de segurança, que devem defender a liberdade religiosa como um valor importantíssimo para o bem comum, a paz e a democracia. Se soma a quase 9 igrejas da baixadas que foram alvo de criminosos com roubos e profanação. Vamos apurar este fato e exigir das autoridades de segurança para os fiéis católicos que é um direito”, disse Dom Roberto.
Roubos a Igrejas — Em agosto de 2021 a Capela São Sebastião, no bairro Ferreira, na cidade de Santo Antônio de Pádua, noroeste fluminense, também foi alvo de criminosos. Foram levados dois anjos, que ficavam ao lado do sacrário, que não estava sendo utilizado, também foram levados o ostensório, uma âmbula e o cálice. Para ter acesso ao interior da capela, os suspeitos arrombaram a porta lateral, que era reforçada, a suspeita é que utilizando um pé de cabra. Em junho deste ano, o furto foi na localidade de Martins Laje, que fica próximo a BR 356, no trecho que liga as cidades de Campos à São João da Barra. Em fevereiro, a Capela de Santo Amaro, no distrito de Tocos, na baixada campista, teve as grades das janelas cerradas para que os invasores pudessem ter acesso ao interior do templo.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS