Candidatos questionam etapas e questões do processo simplificado da Educação
21/12/2021 21:06 - Atualizado em 21/12/2021 21:38
  • Provas foram aplicadas no domingo

    Provas foram aplicadas no domingo

A Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) divulgou, nesta terça-feira (21), o gabarito das provas aplicadas domingo (19) para o processo seletivo simplificado visando à contratação temporária de professores para a rede municipal de ensino, em um total de 410 vagas. Porém, logo que o gabarito foi divulgado, alguns candidatos levantaram questionamentos sobre as provas, questões e etapas do processo simplificado.
No total, foram aplicadas oito tipos de provas: 25h e 20h das disciplinas de Geografia, História, Arte, Língua Portuguesa, Matemática, Ciências da Natureza e Língua Inglesa. O gabarito está disponível no Portal do Programa de Aprendizagem Eficiente (PAE), no site da Prefeitura.
Uma das reclamações é como proceder na hora de ingressar com o recurso, já que o candidato não teve autorização para ficar com as provas. "Já prestei concurso e estranhei não ter nenhum acesso a prova para ingressar com recurso. Seria minha palavra, contra a deles, já que não tenho como analisar as questões", disse uma candidata. A Folha encaminhou demanda para elucidar essa dúvida, e a pasta informou que disponibilizou as provas no sistema para a conferência. 
A prefeitura informou que o prazo de recursos foi aberto nesta terça-feira e prossegue até quinta-feira (23). "Quem desejar formalizar pedido de recurso deverá imprimir formulário no site da Prefeitura e, após preenchê-lo, apresentar no Departamento de Protocolo da Seduct, das 8h às 17h".
Ao todo, foram 240 questões, entretanto, a Comissão Organizadora anulou quatro delas por entender que continham imprecisões de informações. As questões anuladas foram: 21 e 25 de Geografia; 24 e 25 de Língua Portuguesa.
Sobre questões, candidatos que realizaram a prova de 25h, afirmam que no edital não havia especificação para cobrança de informações da Lei Orgânica do Município. "Tomei um susto com uma questão que pedia o número de distritos de Campos. Como sou de outro município, não conheço, chutei, porque não tive oportunidade de estudar. Entendo, como se tivessem tirado de mim essa questão", reclama uma candidata, destacando que a Lei Orgânica só foi pedida para quem fez a prova na área de Geografia. A Folha não recebeu resposta sobre esse questionamento, em específico.
Páginas em redes sociais, como a Lamparaoetisgo, também foram usadas por candidatos para reclamar do processo simplificado. Um candidato chegou a reclamar de "desorganização, informação incorreta e até falta de prova na sala onde prestou o concurso".
De acordo com o secretário da pasta, Marcelo Feres, o resultado preliminar será divulgado em 06 de janeiro, no Portal do PAE. A divulgação do resultado final com a respectiva classificação dos candidatos será feita em 21 de janeiro. Mais de 5 mil candidatos aptos estão concorrendo a 160 vagas para Professor I / 20 horas e 250 vagas para Professor II /25 horas. A validade do processo seletivo será de 12 meses, podendo ser prorrogado por igual período.
A validade do processo seletivo será de 12 meses, podendo ser prorrogado por igual período, mediante interesse e necessidade da Administração Pública. As vagas serão destinadas a professores de Artes, Ciências da Natureza, Geografia, História, Língua Inglesa, Matemática, Língua Portuguesa, além de professores de turmas do 1° ao 5° ano de escolaridade - anos iniciais do Ensino Fundamental – e da Educação Infantil (creche ou escola).
“O processo visa cobrir as faltas de profissionais que se encontram aguardando aposentadoria, de licença maternidade ou médica, readaptação temporária e com carga horária reduzida para acompanhamento de filho com problema de saúde, ou para conclusão de mestrado e doutorado, por exemplo. Essa carência temporária é dinâmica, por isso, novas carências poderão surgir”, disse Marcelo.
Confira o calendário do processo seletivo
19/12/2021 - Aplicação da Prova
21/12/2021 - Publicação do Gabarito
21/12/2021 a 23/12/2021 - Recursos
06/01/2022 - Resultado preliminar
06/01/2022 e 07/01/2022 - Recurso do resultado preliminar
12/01/2022 - Publicação do Gabarito Final
21/01/2022 - Divulgação do Resultado Final com a respectiva classificação dos candidatos

ÚLTIMAS NOTÍCIAS