Campos tem repescagem para vacinação infantil contra a Covid
- Atualizado em 18/02/2022 18:45
A Prefeitura de Campos, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), mantém aberta, para a próxima segunda-feira (21), a repescagem da vacinação contra a Covid-19 para crianças de 5 a 11 anos. A imunização acontece por agendamento online e também por distribuição de senhas em postos específicos por faixa etária. A meta do município é vacinar 50 mil crianças.
“É muito importante que pais ou responsáveis levem seus filhos para serem imunizados. A vacina já demonstrou que tem eficácia e está cumprido seu papel de evitar que ocorram casos graves da doença, internações e até óbitos”, reforça o diretor de Atenção Básica, Rodrigo Carneiro. Nesta segunda, a vacina vai estar disponível em 13 postos de vacinação.
Para a imunização de crianças de 6 a 11 anos no Colégio Salesiano Dom Bosco de Campos, foram liberadas 300 vagas para agendamento online. Outras 200 por senhas serão distribuídas no dia da aplicação, que acontece das 9h às 16h. Há ainda 200 vagas exclusivas para agendamento para as Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF) do Parque Imperial e da Penha. O atendimento é das 8h30 às 13h.
Já o atendimento das 8h às 13h, por distribuição de senha, para crianças de 6 a 11 anos será feito somente na UBSF’s Santo Amaro; Lagoa de Cima; Poço Gordo; Ponta da Lama; Custodópolis; Parque Prazeres; Morro do Coco e na UPH de Travessão.
Para receber a vacina, independentemente de ser por agendamento ou senha, pais ou responsáveis legais devem apresentar a caderneta de vacinação, RG, CPF ou cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e comprovante de residência.
Crianças de 5 anos sem comorbidades também serão atendidas, das 8h às 13h, exclusivamente por agendamento no Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE). Ao todo são 80 vagas. Já as crianças de 5 a 11 anos com comorbidades, o atendimento será por livre demanda, mediante apresentação de documentação comprobatória que pode ser laudo médico, cartões de gratuidade no transporte público, incluindo a Carteira Municipal de Identificação do Autista (CMIA); documentos de atendimento em centro de reabilitação ou unidades especializadas; documento oficial que identifique a deficiência, além de documentos pessoais e comprovante de residência.
As comorbidades elencadas pelo Ministério da Saúde para a vacinação contra a Covid-19 são: cardiopatia; pneumopatia; imunocomprometidos; renal crônico; doença neurológica crônica; doença hepática crônica; doença hematológica crônica; obesidade; diabetes mellitus; e asma. Todos os contemplados devem comprovar a comorbidade por meio de laudo médico, receita, carteirinha de algum programa, como, por exemplo, Programa de Assistência ao Paciente com Asma e Rinite (Proapar) ou Unidades de Assistência de Alta Complexidade (UNACON), entre outras.
Na Cidade da Criança também tem 80 vagas para aplicação da vacina em crianças de 5 anos sem comorbidades. No local serão vacinadas ainda as crianças de 5 anos com deficiências. Já as crianças de 6 a 11 anos com deficiências podem receber a vacina no UBSF’s Santo Amaro; Lagoa de Cima; Poço Gordo; Ponta da Lama; Custodópolis; Parque Prazeres; Morro do Coco e na UPH de Travessão. Todos terão prioridade na fila desde que apresente documentação comprobatória da deficiência.
As deficiências permanentes são: pessoas com limitação motora que causa grande dificuldade ou incapacidade para andar ou subir escadas; com dificuldades ou incapacidade de ouvir, mesmo com uso de aparelho auditivo; com incapacidade de enxergar mesmo com uso de óculos; e com deficiência intelectual permanente que limite as suas habilidades habituais, como Síndrome de Down; Síndrome do X-Frágil; Síndrome de Prader-Willi; Síndrome de Angelman; Síndrome de Williams; Alzheimer; Transtorno do Espectro do Autismo (TEA); Doenças incapacitantes, temporárias ou permanentes.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS