Show de Fernanda Abreu é cancelado, e Farol tem segundo verão sem artistas de apelo nacional
Matheus Berriel 16/02/2022 20:48 - Atualizado em 18/02/2022 00:05
Pelo segundo ano consecutivo, a pandemia da Covid-19 inviabilizou que fosse mantida na praia do Farol de São Thomé, em Campos, a tradição de shows com apelo nacional durante o verão. O único previsto para a alta temporada em 2022, que aconteceria neste sábado (19), foi cancelado por conta do aumento de casos de infecção pelo coronavírus, influenciado pela variante Ômicron. Inicialmente, a decisão de cancelar shows no Farol e em Lagoa de Cima, anunciada em 31 de janeiro pelo prefeito Wladimir Garotinho, valeria por 15 dias. Porém, foi estendida para este fim de semana. O município de Campos iniciou fevereiro regredindo da fase branca para a fase amarela, segundo nível no plano de retomada das atividades econômicas e sociais.
A informação de que o show de Fernanda Abreu também seria cancelado foi confirmada na tarde da última quarta-feira (16) pelo Serviço Social do Comércio (Sesc-RJ), parceiro da Prefeitura na realização de eventos no verão. Estão mantidas apenas atividades ligadas ao esporte e à cultura.
— A programação do Sesc Verão 2022 no Farol segue neste fim de semana com atividades recreativas e esportivas. O evento, que começou em 15 de janeiro em parceria com a Prefeitura de Campos, tem dado oportunidade para que a população conheça de perto modalidades olímpicas apresentadas pelos campeões nas modalidades — diz a nota do Sesc. — Alguns shows da programação musical do Sesc Verão precisaram ser suspensos por determinação do decreto municipal que regulamenta as medidas de combate à Covid-19. Foram canceladas as apresentações de Luciana Ribeiro, O Salto, Karine Mendonça, Donas do Baile, Elas Sambam e Fernanda Abreu — complementa. Também consultada pela Folha, a Prefeitura não se posicionou.
Com programação dando espaço a artistas locais, desde o início do Sesc Verão 2022 aconteceram vários shows no Lagamar e no palco principal do Farol, tendo como atrações Xote Carioca, Promessa do Samba, Rico Sardinha, Sandro Balli, Pedro Maia, Apollo, Vietkongs e Dibobeira. Na Tenda Cultural montada no Farol, se apresentaram Geô Gomes e banda, The Bluescana, Banda QuatroPontoZero, Matheus Nicolau, Marcello Miranda e Galera do Samba, Banda Lord Zé, Igor Alves e banda, DJ Jason Dias, França Motta, Banda Cântarus, Samba Campos, Reubes Pess, Cotianelly e Diego Ganjo Rockband. Já a Casa de Cultura Félix Carneiro abrigou apresentações de Lula Ferreira e Jhean Torres, da banda Suite in Jazz e de Carolina Macabu.
A estação mais quente do ano também foi marcada por espetáculos teatrais, exibições de curtas-metragens, oficinas, exposições e outras atividades culturais na praia campista, bem como iniciativas ligadas à saúde, à educação e ao turismo. Neste domingo (20), a Tenda Cultural sediará o concurso Garota e Garoto Farol 2022, a partir das 14h.
No esporte, vários eventos tiveram participação de nomes consagrados no Brasil e no exterior. São os casos dos jogadores de futevôlei como Tavinho, Felipe Nascimento, Renan, Lana, Vânia e outros; do ex-maratonista Vanderlei Cordeiro de Lima; das ex-jogadoras de vôlei Sandra Pires e Jaqueline Silva; do ex-atleta de beach tennis Guilherme Prata; dos ex-jogadores de beach soccer Robertinho, Benjamin, Neném e Júnior Negão; dos ex-futebolistas Andrade, Adílio, Mauro Galvão, Donizete Pantera, Selé e outros; e dos ginastas Diego e Danielle Hypólito, todos multicampeões em suas modalidades. Para este domingo, às 9h, está agendada uma oficina de luta olímpica com Aline Silva, prata no Mundial de 2014 na categoria -75kg feminina e três vezes medalhista pan-americana. Neste sábado, acontece uma maratona de ritmos com o professor João Luiz, também a partir das 9h. Os dois eventos serão realizados na Arena Esportiva.
Reflexos da pandemia — Além do cancelamento de shows musicais, o retorno de Campos à fase amarela do plano de retomada das atividades econômicas e sociais fortaleceu a decisão de suspender o Carnaval de rua. Também motivou o adiamento do retorno das aulas presenciais dos estudantes de cinco a 11 anos para março, bem como a redução da capacidade de eventos em locais fechados.
Outros locais — No Norte Fluminense, o Sesc Verão também levou eventos a Santa Clara, em São Francisco de Itabapoana. Em Campos, também abrangeu a localidade de Lagoa de Cima.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS