Presidente do Americano solicita eleição em março e informa que vai deixar o cargo
Matheus Berriel 01/02/2022 21:44 - Atualizado em 10/02/2022 15:16
Vagner Xavier e Fábio Rangel
Vagner Xavier e Fábio Rangel / Foto: Divulgação
O presidente do Americano, Vagner Xavier, e o vice-presidente, Fábio Rangel, vão deixar seus cargos mais de um ano antes do fim do mandato. O comunicado foi feito na noite desta terça-feira (1º), em ofício enviado ao Conselho Deliberativo do clube, presidido por Octávio Costa Fernandes, solicitando antecipação das eleições alvinegras para daqui a 30 dias. Integrantes de chapa única, Vagner e Fábio foram aclamados em maio de 2020, com previsão de liderarem a diretoria durante três anos. A alegação de Vagner para deixar a presidência é de compromissos profissionais no Rio de Janeiro. Foi informado que Fábio também não seguirá na atual função.
Em janeiro, Vagner Xavier assinou ata de posse como primeiro empresário do Norte Fluminense a integrar a diretoria do Sindicato das Empresas de Asseio e Conservação do Rio de Janeiro (Seac-RJ). A cerimônia está marcada para a próxima segunda-feira (7). Durante o mês de fevereiro, ele acumulará as funções, deixando a presidência do Americano a partir de março.
— Vou assumir uma das 10 cadeiras titulares do estado no Seac-RJ, junto ao presidente Ricardo Garcia. É uma entidade sem fins lucrativos, única representante legal dos interesses do setor de prestação de serviços de asseio, conservação e afins no estado do Rio de Janeiro, com mais de 58 anos, representando mais de 1.500 empresas e 200 mil funcionários somente no Rio de Janeiro. Para mim, como empresário e associado ao sindicato há 20 anos, é uma honra. Serei o primeiro empresário do Norte Fluminense (a integrar a diretoria). Como é uma honra também ser presidente do Americano. Não estou saindo do clube, continuo sócio do Americano, ajudando o clube. Só não consigo conciliar, tendo que estar no Rio semanalmente — justificou Vagner.
— Estarei na mesa com empresários que sempre admirei e com quem aprendi muito. É uma oportunidade que não posso perder, pois não sei se a terei novamente. Muitas vezes, precisamos abrir mão de algumas coisas para conquistar outras. Há sempre o paradoxo entre paixão e razão. E não podia deixar que o Americano não tivesse tempo de montar uma nova chapa, fazer a transição e formar um novo time para gerir o clube. Quanto antes, melhor. Eu não poderia deixar para anunciar isso faltando um mês para o campeonato — complementou o dirigente.
O atual vice-presidente, Fábio Ribeiro, informou que só irá se manifestar sobre o tema após reunião com Vagner Xavier. A segunda divisão do Campeonato Estadual, que conta o Americano como um dos participantes, tem início previsto para maio.
Nessa segunda-feira (31), representando o Americano, o presidente Vagner esteve no Porto do Açu, em São João da Barra, para presentear o presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), e o senador Flávio Bolsonaro (PL) com camisas do clube, que foram entregues pelo prefeito de Campos, Wladimir Garotinho (PSD). Segundo Vagner, também foi dada uma camisa alvinegra, modelo retrô, ao governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL).
Confira na íntegra o texto da carta enviada ao Conselho Deliberativo: 
“Campos dos Goytacazes-RJ 01 de Fevereiro de 2022
Ao Presidente do Conselho Deliberativo do Americano Futebol Clube e Conselho Deliberativo do Clube
Sr. Octávio Costa Fernandes
Assunto: Antecipação de Eleições.
Como é de conhecimento de todos, durante a minha gestão, enfrentamos um dos piores períodos da história recente do clube que foi essa pandemia nacional, o que trouxe reflexos inefastos não só ao Americano, mas ao mundo de modo geral.
Recebi o clube, com 3 para 4 meses de salários atrasados, luz cortada 10 dias após a minha posse, ocorrido naquele início de pandemia no meio de um Lockdown, sem quaisquer receita factível, enfrentamos em junho um motim dos jogadores que ameaçaram não entrar em campo contra o América por conta dos vencimentos sem receber.
Considerando, que a despeito das mazelas acima, com dedicação, muito trabalho e perseverança que sempre nutrimos pelo clube, vencemos muitos desafios. Agradeço, desde já, a toda a diretoria e demais colaboradores, pois sem eles não seria possível atingir essas vitórias.
Todavia, em virtude de eu ter assumido compromissos profissionais na Capital, infelizmente, precisarei me ausentar de Campos, o que me impedirá, lamentavelmente, de continuar a cumprir com as minhas obrigações institucionais com o Americano Futebol Clube juntamente comigo o vice-presidente Fábio Rangel também deixará a vice-presidência executiva.
A causa de tais considerações e em respeito e decoro pelo Clube, venho por meio desta, solicitar a Vsa. a antecipação das eleições do clube, no prazo máximo de 30 dias, a contar desta.
Por fim, ressalto que representei o clube da melhor maneira possível institucionalmente, elevando sempre o nome da instituição, de modo que entrego um clube melhor e tenho certeza que o Americano Futebol Clube possui em seu ilustre quadro social, tendo a meridiana clareza que futuros presidentes poderão fazer ainda mais por esta centenária instituição que todos nós amamos.
Entrego o clube com outro patamar de receita da Timemania ao qual foi conquistado com esforço de todos sócios, torcedores, diretores, conselheiros e abnegados.
Pretendo até o fim de março entregar todas as contas do clube 20/21 para aprovação e deixar apto a receber a receita da Timemania .
Me coloco a disposição após o fim do prazo para ajudar no que for necessário e continuarei a ajudar o clube mais agora sendo mais um abnegado.
Certos da compreensão reitero os votos de estima e elevada consideração.
 
VAGNER XAVIER ALVES
PRESIDENTE DO AFC
FÁBIO BARCELOS RANGEL
VICE-PRESIDENTE AFC”
Leia também:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS