Nível do Paraíba sobe e Campos entra em estado de alerta
Dora Paula Paes 08/02/2022 22:12 - Atualizado em 08/02/2022 23:26
O nível do Rio Paraíba do Sul voltou a subir rapidamente no início da noite desta terça-feira (8). O próprio prefeito de Campos, Wladimir Garotinho, anunciou em suas redes sociais que o município entrou em estado de alerta. Alguns municípios do Noroeste Fluminense, que são banhados por afluentes do Paraíba, no caso o Rio Pomba, como Santo Antônio de Pádua, Aperibé e Itaocara sofreram com a força das águas das chuvas e tiveram ruas inundadas rapidamente.
Em Pádua, um temporal assustou os moradores. Segundo dados da estação meteorológica do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), foram 52 milímetros de chuvas em seis horas no município, sendo 37,8mm em 30 minutos no início da noite desta terça-feira, afetando diversas casas e estabelecimentos comerciais, em oito bairros da cidade. 
Os municípios banhados pelo Muriaé também estão em atenção.
Ação - Campos iniciou trabalho para esperar a chegada dessas águas. A chuva durante o dia não chegou a assustar, mas diante da previsão de elevação considerável do nível do Paraíba nos próximos dias, a Defesa Civil realizou nesta terça-feira (08), de forma preventiva, a vedação da comporta do Canal São Bento, em Barcelos. Tal medida visa evitar que a água do rio passe para o canal, provocando seu transbordamento e, consequentemente, inundação em diversas localidades da Baixada Campista.
Já o trecho da BR 356, no distrito de Três Vendas, em Campos, necessita de “intervenção urgente”. O problema foi exposto pelo presidente da Associação Fluminense dos Plantadores de Cana (Asflucan), Tito Inojosa, e confirmado pela secretaria municipal de Defesa Civil. Ainda segundo o representante do setor sucroalcooleiro na região, a obra de R$ 7 milhões no dique de Barcelos, em São João da Barra, que rompeu em janeiro, também não estaria dentro da conformidade, e somente a colocação de pedras permitiria vazamento do rio e até um novo rompimento.
“ODnit está ciente e já tem programação para corrigir a ocorrência. Conforme a Superintendência Regional do Dnit no Rio, ainda não há risco de interrupção da rodovia”, disse em nota.
Já a questão do dique de Barcelos, do Canal São Bento, é responsabilidade do Inea, informou a assessoria do DER-RJ.
Veja vídeo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS