Ethmar Filho - Articulação para instrumentos de sopro
Ethmar Filho - Atualizado em 05/01/2022 16:51
Esse artigo é dedicado a todos os músicos que, como eu, tocam instrumentos de sopro, seja em bandas de jazz, em regionais de choro, conjuntos, liras, etc. O mais importante é o estudo diário. Mas, aqui vão alguns comentários necessários, desse velho maestro, a respeito da articulação das notas.
O jazz é o começo de tudo. Uma das particularidades do jazz é a articulação que os vários instrumentistas utilizam para se expressarem através da sua música. Alguns músicos gostam de usar a articulação padrão do estilo swing, muito comum nas épocas do Swing e do Bebop, movimentos musicais que marcaram a música norte-americana, assim como a Bossa Nova marcou a música brasileira e mundial. Outros músicos usam poucas articulações, contando com frases legato ou arrastadas. Alguns usam staccato em sua execução para adicionar interesse ou enfatizar certas notas ou frases. A maioria dos músicos usa uma variedade de matizes e expressividade na maneira como articulam suas frases. Isso, junto com o som, constitui a melhor parte da personalidade do músico.
O uso do staccato é adequado para músicos avançados, mas os iniciantes precisam aprender primeiro a articulação mais comum do jazz. Salvo o Staccato para a banda marcial, porque aí é uma necessidade. Quando eu era mais jovem e estava começando a aprender a tocar jazz, instintivamente sabia que notas tocadas sem a devida articulação cairiam no que podemos chamar de “ouvidos surdos”. Por isso, ouvi atentamente músicos geniais como Duke Ellington, Count Basie, Ted Nash, Charlie Parker, The Metronome All-Stars, Oscar Pettiford, Stan Kenton, Stan Gets, Dizzie Gillespie, Chet Baker, J.J. Johnson e muitos outros. Aprendi como eles formularam suas anotações. Copiei sua articulação porque queria soar como eles. Acabei soando como eu mesmo, mas usando a articulação e o fraseado típicos do jazz. Aliás, meu instrumento principal é a flauta transversa, mas também toco piano e violão.
Quase todos os músicos, eventualmente, chegam a um estilo de articulação adequado para se expressar e expressar suas personalidades. Os jovens músicos, frequentemente, lutam para fazer com que os vários músculos respondam no momento preciso em que os dedos tocam as teclas, as chaves, os pistons, as cordas, seja flauta, saxofone, trompete, piano, guitarra ou qualquer outro. Pense na articulação como uma enunciação adequada. Ninguém gosta de ouvir palestrantes ou músicos que não conseguem transmitir sua mensagem de maneira adequada ou eficaz porque sua mente não está coordenada com suas vozes, lábios, dedos, respiração, etc. Alguns músicos têm uma habilidade natural de articulação no idioma do jazz. Esses músicos geralmente ouviram discos e gravaram em suas mentes o estilo comum e mais usado de articulação dos músicos de jazz mais proeminentes. Ao incorporar esses estilos passados de articulação em seu próprio conceito de tocar música, eles muitas vezes pegam emprestado um pouco aqui, um pouco ali, acrescentam mais um pouco e, no final, podem tocar em “várias bossas”.
Após a escolha das notas, a articulação é o elemento mais importante na execução do jazz ou de qualquer estilo musical. Não se esqueça disso. Não cometa o erro de dizer a si mesmo: “Bem, eu toco notas certas e não me perco. Por que trabalhar a articulação?”. Sem uma boa articulação, você não tem voz de jazz — uma afirmação talvez forte, mas verdadeira. Apenas ouça e veja a diferença. Um dos principais obstáculos que precisam ser transformados em degraus é o uso do “golpe de língua” em excesso; “Taka taka taka taka” ou “Tuku tuku tuku tuku”. Para teclado, baixo, guitarra e outros, golpe de língua, neste artigo, deve significar ataque ou ênfase. Quando você toca várias notas, com golpe de língua, em sequência (uma após a outra), o efeito é uma sensação instável. A música dos últimos 50 a 60 anos tem se inclinado para um som e fluxo mais relaxados, legatos, suaves. Quando ouço músicos tocarem frases com a articulação “Tat tat” ou “Tut tut”, imediatamente sinto que eles não tiveram a chance (ou não tiveram tempo) de ouvir jazz como tem sido tocado nos últimos 60 anos pelos principais músicos. Eles devem ter estilo legato “Tahh” ou “tuhh”.
O jazz ainda é basicamente uma forma de arte auditiva, e as chances de você ser um músico de jazz sem ouvir a música que veio antes de você são muito pequenas. Com todas as gravações que existem hoje no mercado, já não há desculpa para não conhecermos ou não termos consciência das várias escolas de articulação e dos principais expoentes. Quando a nota é golpeada, naturalmente enfatiza-se essa nota. Isso faz com que ela se destaque das notas que a precedem e das notas que a seguem. Praticando os seguintes exercícios (ouvir músicos de jazz — em discos e em apresentações ao vivo — que tocam os mesmos instrumentos que você; experimentando articulações em geral; e mantendo a mente aberta), você pode melhorar sua forma de tocar e, no processo, ficar mais feliz com a música que está executando.
Uma boa articulação definitivamente melhora a comunicação entre o artista e o ouvinte. Toque todos esses exercícios com um metrônomo. Comece de forma lenta e, gradualmente, aumente o andamento, mas não muito. Certifique-se de ouvir a si mesmo enquanto toca. Depois de sentir um exercício em Sol maior, por exemplo (você pode usar uma escala diferente se for mais confortável), tente improvisar ou apenas praticar com a gravação de uma harmonia. Por isso, é importante para qualquer músico conhecer e dominar um instrumento harmônico. Em seguida, você pode usar esses exercícios de articulação com qualquer outra música. Aplique a articulação a qualquer um dos exercícios, especialmente aos exercícios com semínimas e colcheias. A articulação deve se tornar automática antes de começar a soar natural. Não se apresse ou force os exercícios.
Eventualmente, faça seus próprios exercícios e mova as notas acentuadas na escala. Aumente gradualmente a escala para incluir duas oitavas e, em seguida, prossiga para incluir toda a gama de seu instrumento. Comece com um acento bastante forte, passe para médio e depois leve. Aqueles que não fizeram isso antes precisam ouvir como soa um acento; e, por tocar pesado no início, a ideia parece entrar em foco rapidamente. Você precisa chegar ao ponto em que pode acentuar instantaneamente (pesado, médio, leve, staccato, legato, respiração, garganta, punhalada, golpe, etc.) quaisquer notas ou grupo de notas, a qualquer hora que você escolher, sem interromper o fluxo a e sensação de suas linhas melódicas.
É muito importante que você não fique parado, praticando apenas uma escala maior ou a escala cromática. Use (pratique) esses exercícios de articulação em todas as escalas e acordes, em todos os tons. Lembre-se de que improvisamos em todas as tonalidades, não apenas nas mais fáceis; pense em Dó, mas toque nos 12 tons.
Maestro Ethmar Filho – Mestre em Cognição e Linguagem, regente de corais e de orquestras sinfônicas há 25 anos

ÚLTIMAS NOTÍCIAS