Temporada das troca dos presentes de Natal é aberta e Procon faz orientações
Dora Paula Paes - Atualizado em 27/12/2021 15:05
Com o fim da euforia das compras de Natal, o comércio entra em outra fase nesta segunda-feira (27): a temporada de troca de presentes. A previsão é de que as vendas sigam aquecidas. O setor registrou um aumento de 25% nos dias que antecederam o Natal em Campos. As áreas de vestuário e alimentação foram os principais responsáveis por esse crescimento. A informação é do presidente da Associação Comercial e Industrial de Campos (Acic) Leonardo Castro de Abreu.
O Procon tem uma série de orientações quanto a troca de presentes. O consumidor precisa estar atento aos protocolos e às medidas a serem seguidas, que podem variar de acordo com cada estabelecimento.
No caso de compras em lojas físicas, as trocas são facultativas, exceto quando o produto apresentar defeitos. O consumidor também deve obedecer regras como porte da nota fiscal, manutenção de etiquetas ou apresentação de nota presente.
Produtos violados (alimentação e perfumes) não podem ser trocados, apenas aqueles que apresentam validade ultrapassada.
No caso das compras pela internet, o consumidor precisa ter a atenção redobrada e cautela com promoções que oferecem produtos muito abaixo do valor de mercado, principalmente em perfis de lojas nas redes sociais. Após sete dias da chegada de um produto, o consumidor pode desistir da compra, caso ele não atenda às suas expectativas, mesmo que não apresente defeitos.
Comércio supera vendas do ano passado
O movimento superou o mesmo período do ano passado, quando o país vivia o auge da pandemia da Covid-19. "Este ano, com mais cautela e com os salários em dia, os consumidores invadiram as ruas em busca de uma lembrancinha de Natal para celebrar a união das famílias e entre amigos. As confraternizações voltaram a aquecer o setor para felicidade dos empresários", comentou Leonardo Castro de Abreu
A expectativa é de que o movimento continue em alta esta semana por conta das trocas dos presentes e do réveillon. "É comum neste período de troca que o consumidor faça novas compras, além da troca em si", destacou o presidente da Acic.
De acordo com Leonardo Castro de Abreu, a previsão para o primeiro trimestre de 2022 é positivo. "Apesar de saber que o mês de janeiro é período de renovação de matrícula, material escolar e pagamento de impostos como IPVA", finalizou.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS