Analiel: Aprovamos superávit, mas as ruas de SJB estão esburacadas e no escuro
19/10/2021 19:18 - Atualizado em 19/10/2021 20:59
Vereador Analiel Vianna
Vereador Analiel Vianna / Divulgação
O vereador Analiel Vianna (Cidadania), da base governista em São João da Barra, levou ao plenário da Câmara nesta terça-feira (19) um requerimento à secretaria de Obras para substituição de postes e refletores do campo de futebol do Açu. Mas o que chamou a atenção mesmo foi o discurso em tom de desabafo, no que foi corroborado por outros vereadores. Analiel levantou a discussão sobre as constantes aprovações na Casa de excesso de arrecadação, apenas na semana passada foram mais de R$ 10,5 milhões, enquanto munícipes de todos os cantos reclamam de ruas esburacadas e falta de iluminação pública. O presidente da Câmara, Elísio Rodrigues (PL), afirmou que o município já chega a 5 mil postes apagados, devido ao acumulo de serviço, e cobrou uma ação mais eficiente por parte da Prefeitura para a solução do problema, que também é de segurança pública. Elísio salientou, ainda, que a secretaria de Obras já prometeu três vezes que a falta de manutenção do serviço de iluminação pública seria solucionada, mas nenhum prazo foi cumprido. A Casa aprovou também uma indicação assinada por todos os parlamentares, propondo ao Executivo, a elaboração de um processo licitatório para terceirizar a iluminação pública.
Segundo Analiel, as cobranças em SJB não são mais de “figurinhas carimbadas”, dos conhecidos “reclamões” das redes sociais. O vereador destacou ainda que os cidadãos estão utilizando do meio para chamar a atenção do poder público, sem a intenção de brigar com ninguém, mas na esperança de uma solução. Na sequência, Junior Monteiro (Cidadania) corroborou com as constantes queixas da população e, ainda, relatou que foi abordado por moradores de Quixaba que estavam arrecadando dinheiro para pagar a um eletricista e buscar uma solução.
O vereador Franquis Areas (PSC), que é de oposição, endossou o discurso dos governistas. Ele observou ainda a proximidade com a alta temporada, quando o movimento no município aumenta, e os riscos de ter a cidade às escuras. O vereador Kaká (Podemos) também cobrou do Executivo uma solução para o caso. Ele lembrou que os vereadores são cobrados nas redes sociais, mas mesmo com assunto discutido no plenário, nenhuma solução ainda foi apresentada.
Também da base governista, o vereador Alan de Grussaí (Cidania) foi mais incisivo, cobrando ao secretário de Obras, Jorge Hissa, que entregue o cargo caso não consiga resolver os problemas. Alan ainda disse que o município deve ter recorde de arrecadação neste ano, apesar do cenário de pandemia. Já para Elísio, “nossa prefeita (Carla Machado, PP) e alguns secretários, não só o de Obras, não trataram o assunto da forma emergencial como deveria”.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Arnaldo Neto

    [email protected]