SJB decreta ponto facultativo nos dias 25 e 28
23/06/2021 11:32 - Atualizado em 23/06/2021 11:40
A Prefeitura de São João da Barra decretou ponto facultativo nas repartições públicas municipais na próxima sexta-feira (25) e na segunda-feira (28). O motivo são os feriados municipais de São João Batista e de São Pedro, na quinta e na terça-feira, respectivamente 24 e 29 de junho.
Irão funcionar durante o ponto facultativo apenas os setores responsáveis por serviços públicos essenciais e/ou indispensáveis, que não podem ser paralisados. Entre eles, os relacionados às ações de combate e prevenção à pandemia da Covid-19.
O dia 24 de junho é uma das datas comemorativas mais tradicionais de São João da Barra, quando é celebrado o padroeiro do município. Já o feriado municipal de São Pedro passa a vigorar a partir deste ano. A decretação dos pontos facultativos foi publicada no Diário Oficial do Município dessa terça-feira (22).
Dia de São Pedro — Neste ano de 2021, pela primeira vez, será feriado municipal em São João da Barra em 29 de junho. A lei, proposta pelo Legislativo, foi sancionada pela prefeita Carla Machado, com publicação no Diário Oficial no dia 27 de maio.
Conhecido como aquele que tem a posse das chaves do céu e também como o padroeiro dos pescadores, São Pedro é um dos santos mais populares no mundo católico. Em São João da Barra não é diferente. Há 153 anos existe a devoção, sintetizada na imponente igreja situada na rua dos Passos e na capela no quinto distrito do município, na localidade conhecida como Capela de São Pedro.
O santo integra, junto com Santo Antônio e São João Batista, o Circuito Junino do município, que tem também outra data de relevância: 17 de junho, dia do aniversário de elevação de São João da Barra à categoria de cidade. No período, uma ampla programação religiosa, cultural e esportiva envolve grande parte da população e costuma atrair um grande número de turistas.
Fonte: Prefeitura de SJB

ÚLTIMAS NOTÍCIAS