Campos na fase verde terá cinemas de volta
Dora Paula Paes 23/06/2021 08:21 - Atualizado em 23/06/2021 08:56
A subsecretaria de Atenção Básica, Vigilância e Promoção da Saúde informa que Campos atingiu índices compatíveis com a Fase Verde. A notícia foi divulgada em rede social, nesta terça-feira (21), pelo prefeito Wladimir Garotinho. A pasta está debatendo a possibilidade de antecipar algumas flexibilizações que deverão ser publicadas em Diário Oficial ainda essa semana. Outras flexibilizações serão divulgadas após a reunião do Gabinete de Crise, que será realizada na próxima segunda-feira (28).
Mesmo com processo de vacinação da população em andamento, retomada das aulas presenciais no ensino híbrido, as autoridades alertam: a pandemia não acabou. Nas últimas 24 horas, foram três óbitos (1.403 no total) em decorrência da Covid-19 e 157 novos casos. O município já vacinou 163.912 pessoas com a primeira dose contra o vírus.
No caso do nível 2 do Plano de Retomada das Atividades Econômicas e Sociais, entre as novas medidas debatidas está a reabertura das salas de projeção (cinemas) respeitando a capacidade máxima de 30% da lotação. E, ainda, a discussão sobre regularização das festas com ampliação de horário para dos eventos.
— Campos chega à Fase Verde depois de um grande esforço de antecipação de medidas frente ao governo do Estado e ao Ministério da Saúde, além da aceleração da vacinação, redução do número de mortos e contaminados. Hoje temos mais de 160 mil pessoas vacinadas com a primeira dose, o que significa 31% da população. Estamos acelerando a segunda dose com quase 70 mil vacinados — afirmou Charbell Kury.
Mesmo avançando para a Fase Verde, o subsecretário lembra que ainda não se tem no país uma boa cobertura vacinal, a conhecida imunidade de rebanho. Por isso, explica o subsecretário, a população não deve descuidar do uso da máscara, álcool 70%, além da higienização das mãos. “Não podemos esquecer que a doença se deslocou para um grupo de mais jovens. Ainda podemos ter casos na população, alguns surtos, em pessoas com idade abaixo de 60 anos. Apesar da Fase Verde, a guerra ainda não acabou. Continuaremos tendo casos. Seu papel individual é muito importante até chegar a vacina para todos”, afirmou Kury.
Luto em Macaé — Morreu aos 70 anos por complicações da Covid-19, na segunda (21), o ex-vereador de Macaé e atual secretário municipal da Casa Civil, Eduardo Cardoso Gonçalves da Silva. Ele estava internado desde o início de maio, no hospital da Unimed. O filho dele, o vereador Thales Coutinho (Podemos), também foi diagnosticado com Covid-19 e segue em recuperação.
Bancários e motoboys vão para fila da vacina
A suspeita de contaminação pela Covid-19 levou ao fechamento da agência do Santander, no Calçadão em Campos, na terça-feira (21). Casos de agências fechadas, em decorrência da contaminação, têm sido recorrentes desde o início da pandemia. No último dia 15, uma agência do Bradesco foi fechada pelo mesmo motivo na área central. A previsão para reabertura do Santander, segundo foi informado ao Sindicato dos Bancários, é que ocorra na segunda-feira (28). Também nesta terça, o prefeito Wladimir Garotinho sancionou Leis que incluem os bancários e os motoboys nos grupos prioritários para a vacinação contra o vírus.
O projeto de lei dos motoboys (sistema de deliverey) partiu do vereador Álvaro Oliveira (Pros) e o dos bancários de Raphael Thuin (PTB).
“Quanto à sanção da vacina para bancários, representa um alívio para a categoria, que não parou de trabalhar durante toda a pandemia. O Sindicato tem lutado desde o início pela proteção da saúde e da vida dos bancários e desde que chegou a vacina tem defendido a inclusão dos bancários e bancárias nos grupos prioritários”, diz nota do Sindicato.
Movimento nacional — Essa campanha pela inclusão tem sido feita em nível nacional, pela Confederação Nacional dos Trabalhadores no Ramo Financeiro (Contraf) e seguida também na base do Sindicato dos Bancários de Campos dos Goytacazes e Região. A expectativa é que os outros municípios da base também incluam os bancários em seus calendários. O Sindicato representa os bancários em Campos, São João da Barra, São Fidélis, Italva, Itaocara, São Francisco de Itabapoana, Cardoso Moreira e Aperibé.
Varre-Sai baixa faixa etária para 40 anos e Janssen chega ao Brasil
Uma nova faixa etária para a Vacinação contra a Covid-19 foi iniciada na segunda-feira (22) pela secretaria municipal de Saúde de Varre-Sai, no Noroeste Fluminense. O público-alvo são as pessoas a partir de 45 anos, uma das mais baixas no interior do estado. E na próxima quinta-feira (24), será a vez das pessoas com 40 anos ou mais se imunizarem contra a Covid-19. Em Campos, a faixa etária para pessoas sem comormidades está em 49 anos.
Cerca de 300 pessoas compareceram à sala de imunização do município. Os números no primeiro dia foram considerados bons, mas a Secretaria Municipal de Saúde de Varre-Sai, afirma que a procura nos últimos dias estava sendo considerada pequena.
No caso de Campos, a subsecretaria de Atenção Básica, Vigilância e Promoção da Saúde vacina nesta quarta-feira (23) homens com 49 anos ou mais. O imunizante usado é o da Pfizer. A vacinação será através de distribuição de senha e acontecerá das 9h às 15h, em mais de 20 postos distribuídos pela cidade. Para tomar a 1ª dose, o interessado deve apresentar a carteira de identidade, CPF e comprovante de residência.
Continua sendo aplicada a 2ª dose da vacina AstraZeneca para os que tomaram a 1ª dose até 12 de abril.
Janssen — O primeiro lote de 1,5 milhão de doses da vacina contra a covid-10 da Janssen, unidade farmacêutica da Johnson & Johnson, chegou na terça-feira ao Brasil. Ao todo, foram encomendadas pelo governo federal 38 milhões de doses. Os imunizantes serão distribuídos aos estados. As doses devem ser aplicadas até agosto.
Prefeito Wladimir acompanha retorno às aulas no ensino híbrido
Prefeito Wladimir acompanha retorno às aulas no ensino híbrido / Divulgação - Subcom
Alunos voltam às salas de aula no modelo híbrido
O ensino híbrido é realidade em Campos, desde segunda-feira (21). Três unidades escolares da rede municipal iniciaram o modelo que permite aulas remotas e presencais, com 43 alunos. Nesta quarta-feira (23), outras quatro serão reabertas: Escola Municipal Branca Peçanha, Escola Municipal Frederico Paes Barbosa, CIEP Custódio Siqueira e Creche Escola João Siqueira dos Santos. A meta da secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia é reabrir neste primeiro momento 10 unidades, as últimas três no próximo dia 28. Mas, o secretário, Marcelo Feres, já adianta que no segundo semestre esse número irá ser ampliado. O município tem mais de 200 unidades escolares.
O prefeito Wladimir Garotinho está acompanhando esse retorno gradual. Na terça-feira (22), o Colégio Alpha foi o primeiro a iniciar as aulas na modalidade na rede privada. “A partir do momento que mais profissionais da Educação forem vacinados, vamos expandir nossas redes de ensino. Lembrando sempre que os pais têm o direito de mandar ou não os filhos para o ensino híbrido ou mantê-los no remoto”, disse durante visita ao Ciep Wilson Batista onde conversou com alunos e professores.
Sobre possível greve dos professores, Feres destaca: “Não vejo nenhum risco neste sentido. A cada dia temos um avanço da vacinação. Um processo importante para as crianças e adolescentes e sobretudo para Campos”.
Quanto ao polêmico termo de compromisso que os pais estão assinando, questionado pelo Conselho Tutelar do município e pelo Sepe-Campos, o secretário destaca que ninguém deve se eximir. “O ensino híbrido é experiência inédita de pandemia e envolve cuidado de segurança e biossegurança. Queremos deixar claro para os pais que pode ocorrer contaminação como em qualquer outro espaço público, portanto, não há nada que possa eximir a secretaria de Educação”, disse.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS