Alunos da rede municipal voltam às aulas no modelo híbrido em Campos
Dora Paula Paes 21/06/2021 16:28 - Atualizado em 21/06/2021 17:17
  • Início das aulas no modelo híbrido (Foto: Rodrigo Silveira)

    Início das aulas no modelo híbrido (Foto: Rodrigo Silveira)

  • Início das aulas no modelo híbrido (Foto: Rodrigo Silveira)

    Início das aulas no modelo híbrido (Foto: Rodrigo Silveira)

  • Início das aulas no modelo híbrido (Foto: Rodrigo Silveira)

    Início das aulas no modelo híbrido (Foto: Rodrigo Silveira)

  • Início das aulas no modelo híbrido (Foto: Rodrigo Silveira)

    Início das aulas no modelo híbrido (Foto: Rodrigo Silveira)

  • Início das aulas no modelo híbrido (Foto: Rodrigo Silveira)

    Início das aulas no modelo híbrido (Foto: Rodrigo Silveira)

O ensino híbrido é realidade em Campos. Nesta segunda-feira (21), 43 alunos ocuparam as cadeiras das salas de aula dentro da nova realidade da Educação em tempo de pandemia. A maior presença foi na unidade Doutor Getúlio Vargas, em Tocos, quando 30 alunos marcaram presença em dois turnos. O prefeito Wladimir Garotinho, também esteve no Ciep Wilson Batista, Parque Guarus, nesta tarde, quando viu de perto a aplicação do plano retorno seguro e até conversou com as crianças e professores. Na unidade sete crianças assistiram às três horas de aula. A rede espera neste primeiro momento o retorno de 220 alunos.

ACreche Escola João Perdecene Neto, Lapa, também reabriu depois de mais de um ano fechada, como seis alunos. No dia 23, mais quatro unidades serão reabertas:Escola Municipal Branca Peçanha, Parque Eldorado; Escola Municipal Frederico Paes Barbosa, Parque Novo Mundo; CIEP Custódio Siqueira, Calabouço; Creche Escola João Siqueira dos Santos, Tapera. A meta da secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia é reabrir neste primeiro momento 10 unidades. Mas, o secretário, Marcelo Feres, já adianta que no segundo semestre esse número irá ser ampliado.

"A partir do momento que mais profissionais da Educação forem vacinados, vamos expandir nossa rede. Lembrando sempre que os pais têm o direito de mandar ou não os filhos para o ensino híbrido ou mantê-los no remoto. Estamos preparando um modelo seguro para todos eles e assim que os pais se sentirem seguros podem mandar seus filhos para a escola", disse o prefeito Wladimir que esteve no Ciep conversando com alunos e professores.

O secretário Feres disse que a volta às aulas em Campos vem sendo preparada desde fevereiro e março com articulação envolvendo a rede privada e a participação do Ministério Público. ""Nos planejamos para essas 10 escolas, que servem também de referência para que se tenha um ensino seguro, com profissionais vacinados e ambiente devidamente preparado. É claro que nossa rede está de fato precisando de grandes reformas. Não é um processo que vem de agora e, seguramente, não é uma situação para ser resolvida em pouco meses, mas estará acontecendo a partir do segundo semestre", disse.

Sobre possível greve dos professores, Feres destaca: "Não vejo nenhum risco neste sentido. A cada dia temos um avanço da vacinação. Um processo importante para as crianças e adolescentes e sobretudo para Campos".

Quanto ao polêmico termo de compromisso que os pais estão assinando nas unidades escolares, questionado pelo Conselho Tutelar do município e pelo Sepe-Campos, o secretário destaca que ninguém deve se eximir. "O ensino híbrido é experiência inédita de pandemia e envolve cuidado de segurança e biossegurança. Queremos deixar claro para os pais que pode ocorrer contaminação como em qualquer outro espaço público, portanto, não há nada que possa eximir a secretaria de Educação. Estamos fazendo o cumprimento do Plano de Retorno Seguro, que envolve vacinação dos profissionais, biossegurança, uma comissão pró-saúde, portanto é uma responsabilidade conjunta, mas cabe aos pais a decisão final", afirma.

A professora do Pré, do Ciep Wilson Batista, Maria Alice Rodrigues, recebeu quatro alunos neste primeiro dia e falou da alegria de estar outra vez na sala de aula com esse contato presencial. Numa sala destinada a 17 anos, a marcação é para cinco, que serão recebidos em rodízio. Quem não estava presente recebeu o material didático para cumprir tarefas em casa.
Saúde - O subsecretário de Saúde de Campos, Paulo Hirano, também visitou a unidade escolar, junto com o prefeito e Feres. Para que o ensino híbrido fosse possível no município, a Educação precisou do aval da Secretaria Municipal de Saúde. Segundo ele, a meta da pasta é vacinar todos os profissionais da Educação.

"Nós já temos uma margem de duas mil pessoas vacinadas - entre professores e profissionais que atuam na parte operacional. Todas as vacinas são de duas doses, mas a imunização é de fator progressivo. Ela se encerra com a segunda dose, mas já com a primeira ela provoca um estímuloimunológico que começa a formação de anticorpos e já há uma proteção importante. Estamos iniciando com a escola infantil. Os ministérios da Saúde e Educação já determinaram a vacinação dos professores, então, esperamos que todas as doses cheguem muito rapidamente", destaca.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS