Falta de manutenção no Morro do Itaoca gera reclamação
Folha1 14/05/2021 23:05 - Atualizado em 15/05/2021 11:33
  • Foto: Genilson Pessanha

    Foto: Genilson Pessanha

  • Foto: Genilson Pessanha

    Foto: Genilson Pessanha

  • Foto: Genilson Pessanha

    Foto: Genilson Pessanha

  • Foto: Genilson Pessanha

    Foto: Genilson Pessanha

  • Foto: Genilson Pessanha

    Foto: Genilson Pessanha

  • Foto: Genilson Pessanha

    Foto: Genilson Pessanha

  • Foto: Genilson Pessanha

    Foto: Genilson Pessanha

Um local com grande potencial turístico, o Morro do Itaoca é referência para praticantes de esportes da cidade. Inclusive, Campos foi reconhecida como Capital do Voo Livre por abrigar um espaço com boas características para a prática. O projeto é de autoria do deputado Gil Vianna, morto em maio de 2020, vítima da Covid-19. Mas, apesar de estar entre os lugares mais bonitos do município, o Morro do Itaoca parece ter sido abandonado pelo poder público. Diversas imagens e vídeos foram publicados em redes sociais por pessoas que utilizam o ambiente e reclamam da falta de manutenção do lugar. Mato alto, lixo e buracos estão entre as principais queixas. Questionada, a Prefeitura de Campos, através da Subsecretaria de Serviços Públicos, informou que na próxima semana vai verificar a situação e tomar as providências cabíveis dentro do cronograma de trabalho do órgão.
Enquanto isso, quem busca por saúde e bem-estar no local tem encontrado problemas. Com o mato alto e lixo acumulado, os mosquitos estão tomando conta do caminho, o que aumenta o risco também de doenças como dengue, zika e chikungunya. De acordo com o último Levantamento Rápido de Índice de Infestação por Aedes Aegypti (LIRAa), Campos apontou índice de 3.9, considerado de risco moderado. No entanto, não há como facilitar a reprodução desses mosquitos e aumentar a classificação de risco no município.
A engenheira Bianca Gomes, de 25 anos, é uma das pessoas que recorre ao Morro do Itaoca para praticar esportes. No último dia 10, Campos entrou na Fase Laranja e atividades ao ar livre, com até duas pessoas, foram permitidas. Bianca costuma “subir o morro” sempre no período da manhã. Além dos mosquitos e sujeira, ela relata também o perigo dos matos altos, que acabam prejudicando ainda mais a visão da trilha.
- Nós temos a sensação de insegurança com o mato praticamente cobrindo a trilha. A manutenção é importante por vários motivos, entre eles garantir a tranquilidade dos frequentadores. O Morro do Itaoca tem uma beleza encantadora, apreciada não só pelos campistas, mas por muitos turistas. Eu acredito que o local mereça mais atenção das autoridades. A gente ressalta o bem-estar dos usuários, mas também lembra que pode ser importante para a parte econômica do município - frisou a engenheira.
Adepto ao ciclismo, o empresário Leonardo da Silva, de 35 anos, que também frequenta o Morro do Itaoca, apontou os buracos como um dos maiores riscos, principalmente para quem trafega de bicicleta. Ele conta que já presenciou diversos acidentes enquanto praticava o esporte no local.
- O morro é uma referência em nossa cidade para o esporte, mas tem oferecido muitos riscos ultimamente. Felizmente, nunca sofri nenhum acidente, mas já vi diversas quedas, muitas vezes, bem graves – lembrou o empresário, que destacou a importância de um trabalho em conjunto entre a Prefeitura e a população: “O cuidado pelo lugar deve acontecer por parte do poder público e por quem frequenta, principalmente não jogando lixo no chão”.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS