Crescimento da violência preocupa autoridades de segurança
Ícaro Barbosa - Atualizado em 14/04/2021 09:53
Homem foi morto na ponte da Lapa, na última sexta-feira
Homem foi morto na ponte da Lapa, na última sexta-feira / Genilson pessanha
Campos viveu um final de semana sangrento, com seis homicídios em 72h, entre a última sexta-feira (9) e domingo (11). Soma-se a eles, mais um assassinato no final da tarde desta terça-feira (13), no Parque Nova Brasília, quando um homem foi morto a tiros. Por isso, autoridades policiais – como o comandante do 8º Batalhão de Polícia Militar (BPM), Luiz Henrique Barbosa, e os delegados Ronaldo Cavalcanti e Pedro Emílio Braga, respectivamente da 134ª e 146ª Delegacia de Polícia – se reúnem nesta quarta (14) para pôr em discussão ajustes operacionais.
Na parte da manhã de sexta (9), um assassinato no Parque Lebret, em um campo de obras, entrou para a investigação na 146ª DP. Horas mais tarde, Iago Silva Machado, de 25 anos, foi assassinado dentro de seu carro, em cima da ponte Saturnino de Brito (Ponte da Lapa). O caso chamou atenção pela quantidade de cápsulas de 9mm no local e pela localização e hora escolhidas pelos autores, que estavam em dupla, numa moto.
Sobre o caso da ponte, Ronaldo Cavalcanti comentou: “há fortes indícios de que o vínculo e suspeitos estejam relacionados à área de Guarus, segundo se apurou inicialmente, bem como da análise da vida pregressa da vítima”.
Na noite da mesma sexta, o advogado Henderson Dias Lima, de 39 anos, foi assassinado a tiros, no Jóquei. Seu veículo estava parado na rua Arnaldo Rosa Viana e, segundo informações, o advogado conversava com outras pessoas quando foi atingido.
O delegado responsável pelo caso, também é Cavalcanti. De acordo com ele, a vítima era suspeita em um número “muito grande” de crimes contra o patrimônio. “Diante desse número plural, temos que analisar quem dentre todas as supostas vítimas do advogado teria motivação bastante, em uma linha inicial”, falou, ressaltando que é apenas uma vertente a ser seguida na investigação.
Na manhã do sábado, outro homem foi morto a tiros em frente a uma igreja na rua Cidade Lima, na comunidade Sapo I, no Parque Santa Rosa; e, naquela noite, um jovem de 20 anos foi assassinado na rua João França Barreto, no Parque Eldorado: ambos os crimes ficaram sob responsabilidade de 146ª Delegacia de Polícia.
Durante o domingo, um homem, de 56 anos, acabou assassinado enquanto preparava um churrasco e assistia ao jogo do Flamengo, no Parque Bandeirantes.
Ainda no domingo, o comandante Luiz Henrique Barbosa disse à Folha da Manhã ter feito ajustes no policiamento ostensivo para prevenir a criminalidade violenta que assolou a planície. “Infelizmente a guerra entre eles (facções narcotraficantes) é constante: piscou, eles vão e executam. Não é isso que queremos, não é isso que buscamos, mas é a política deles e cabe a nós reprimir”, informou.
Nesta terça, além de pedir reuniões com os delegados de Campos, “para esmiuçar cada área”, o comandante Luiz Henrique trabalhava em ajustes operacionais para “avançar”, no sentido de dar resposta e inibir atividades criminosas. “Estamos realmente focados em dar uma resposta e não permitir que esses crimes aconteçam mais”, disse. 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS