SFI receberá investimentos do programa "Estado forte é um interior forte"
13/04/2021 19:20 - Atualizado em 13/04/2021 19:23
São Francisco de Itabapoana
São Francisco de Itabapoana / Divulgação
Com cerca de 80% de toda a população morando na zona rural, a cidade de São Francisco de Itabapoana é destaque pela forte vocação ao Agronegócio e para a Agricultura Familiar. Com uma produção que já chegou a passar dos R$ 150 milhões em apenas um ano, o município será um dos beneficiados pelo programa “Estado forte é um interior forte”, lançado pelo governador Cláudio Castro na última segunda-feira (12).
Com investimentos iniciais de R$ 150 milhões no primeiro ano de programa, o estado espera alavancar o desenvolvimento econômico com a restauração de importantes vias que desafogam a produção no interior do Rio. "Precisamos investir na melhoria das rodovias, ferrovias, dos portos, aeroportos e destravar licenciamentos que levam, hoje, até quatro anos para sair do papel. Só dessa forma faremos um Rio de Janeiro mais forte", disse Cláudio Castro.
No Norte Fluminense, a revitalização de rodovias é vista com bons olhos pelo deputado estadual Rodrigo Bacellar, que aposta na alavancagem da Agricultura na região como uma das principais alternativas para a retomada econômica no cenário pós-pandemia. "Hoje todos os setores sofrem reflexos da pandemia do novo coronavírus. Sabemos que o nosso interior tem vocação para o Agronegócio e para Agricultura Familiar, e cabe ao estado viabilizar maneiras que possam dar condições aos nossos produtores. Melhorando a nossa infraestrutura, vamos escoar a produção de maneira mais simplificada e com menos custos, atraindo investimentos e recursos para o nosso estado", explicou Rodrigo.
Para Carlos Rodrigues, produtor rural na cidade de São Francisco, produtores do interior já sofrem com a falta de infraestrutura há anos, o que prejudica na comercialização da produção. "Sempre nos preocupamos com a safra e todas as dificuldades impostas pela natureza, mas além disso, muitas vezes também sofremos com a inviabilidade no escoamento da produção. Temos grandes polos consumidores que dão a preferência para fornecedores de outros estados, mesmo com preços maiores, mas que entregam a produção de maneira mais eficiente e com maior qualidade", detalhou o produtor que tem clientes no Espírito Santo, Bahia, São Paulo e Minas Gerais.
Além de São Francisco de Itabapoana, todos os outros municípios do Norte e Noroeste Fluminense irão receber ações do novo programa do governo do Estado.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS