Protesto de profissionais de Educação Física pede reabertura de academias
31/03/2021 13:06 - Atualizado em 31/03/2021 15:45
Genilson Pessanha
Um grupo de profissionais de Educação Física realizou um protesto, na manhã desta quarta-feira (31), em Campos, para reivindicar a reabertura de academias no município, que estão fechadas por conta das restrições impostas para combater a propagação do novo coronavírus. Os manifestantes alegaram que as atividadas físicas são essenciais para manter a saúde da população, e que precisam voltar a trabalhar.
O grupo se concentrou próximo à sede da Prefeitura e, posteriormente, saiu em passeata pela avenida 28 de Março até o cruzamento da rua Visconde de Itaboraí, de onde retornaram em direção à Prefeitura gritando palavras de ordem "somos saúde, somos essenciais". Durante todo o protesto, os profissionais de Educação Física utilizaram máscara de proteção e respeitaram o distanciamento social.
Os manifetantes lembraram da lei sancionada pelo prefeito Wladimir Garotinho no último dia 24, que tornou essencial os serviços prestados por academias e similiares, e as atividades praticadas em espaços públicos, ao ar livre. No entanto, devido a um veto as academias puderam reabrir e as atividades ao ar livre tiveram que seguir as medidas restritivas vigentes. Ao sancionar a lei, o prefeito vetou o parágrafo único que mencionava que a essencialidade das atividades prestadas deveria ser considerada para fins de aplicação de quaisquer normas regulatórias, sanitárias e/ou administrativas, em especial as que versarem sobre a abertura ou reabertura física dos estabelecimentos onde as atividades são prestadas, durante o período da pandemia relacionada à Covid-19.
Na porta da Prefeitura, o grupo chegou a ser recebido pelo vice-presidente da Fundação Municipal de Esportes, Marcelo Valentim. A equipe de reportagem entrou em contato com a Prefeitura e aguarda posicionamento.
Em nota, a Prefeitura informou que os profissionais foram recebidos pelo subsecretário municipal de Governo, José Renato Matos, e pelo vice-presidente da Fundação Municipal de Esporte, Marcelo Valentim, e se comprometeram a encaminhar um documento com as reivindicações, tanto para a Prefeitura como para o Ministério Público, para que elas sejam discutidas.
Veja vídeo do protesto compartilhado em rede social:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS