Covid-19 deixa sistema de saúde próximo do colapso no Noroeste Fluminense
Dora Paula Paes - Atualizado em 17/03/2021 21:38
Itaperuna.
Itaperuna. / Divulgação
O avanço da Covid-19 tem causado pressão no sistema de Saúde do Noroeste Fluminense. Três das quatro cidades com leitos de UTI para tratamento da doença na região chegaram a ter 100% de ocupação na terça-feira (16), segundo a secretaria estadual de Saúde. Nesta quarta (17), Itaperuna e Bom Jesus do Itabapoana – principais referências – continuam com as vagas lotadas, enquanto Miracema tem 83% de ocupação e Cambuci tem 33%.
O jornalista Nino Belliney informou em seu blog, hospedado no Folha1 (aqui), que a fila de pacientes aguardando leitos de UTI no Noroeste chega a oito e que a terceira pessoa que estava no aguardo de atendimento morreu nesta semana, sendo duas em Santo Antônio de Pádua e uma em Porciúncula.
Em outros municípios que não possuem leitos de UTI, a situação também não é a mais confortável. Alguns, como Cardoso Moreira, não têm hospital e depende de vagas reguladas pelo Estado para transferir os pacientes para outras cidades.
Pelos dados lançados no mapa estadual, no último dia 16, em Itaperuna a ocupação dos 10 leitos de UTI atingiu a capacidade máxima. Já nos clínicos, dos 20 disponíveis, 15% estão ocupados. Em nota, ao blog do Nino Bellieny, na Folha1, a prefeitura informou que o Centro de Tratamento de Covid conta com uma sala de estabilização com total de cinco leitos, tendo dois ocupados na última terça-feira. Além disto, conta também com 14 leitos de enfermaria, tendo dois destes ocupados. "Reforçamos que a luta contra a Covid é um dever de todos. Por isso, pedimos que evitem aglomerações e respeitem as regras de saúde", diz trecho da nota.
Em Bom Jesus do Itabapoana a ocupação dos 40 leitos de UTI também chegou a 100%, na terça-feira. De acordo com o boletim Covid, desta quarta-feira (17), oito pessoas internadas são do município e 32 são de cidades vizinhas. No caso dos 40 leitos clínicos, 19 pessoas internadas são do município e cinco, também das cidades vizinhas, com uma disponibilidade de 16 vagas.
O município de Aperibé, que não tem UTI, também passa por situação crítica. Os 10 leitos de enfermaria estão todos ocupados. Em Miracema, a ocupação dos seis leitos de UTI passou para 83%, mas chegaram a estar totalmente lotadas no dia anterior.
Já Laje do Muriaé apresenta 0% de ocupação para os casos de Covid nos seis leitos clínicos. O único leito de UTI do município também está liberado. Cambuci também está com seus três leitos de UTI´s vagos, mas 43% dos sete leitos de enfermaria estão ocupados. A situação também pode colapsar em Santo Antônio de Pádua, dos 12 leitos de enfermaria Covid, 83% estão ocupados, segundo informação de terça-feira.
Em nota, a secretaria estadual de Saúde informa que, com a regulação unificada para leitos destinados a pacientes com Covid-19 em todo o estado, todos os leitos clínicos, obstétricos, pediátricos e de terapia intensiva com suporte ventilatório destinados ao tratamento de Covid-19 estarão sob a gestão estadual, por meio da Central Estadual de Regulação (CER), enquanto durar o estado de emergência em saúde pública. "Sendo assim, todos os leitos estão aptos a internação de pacientes sem que haja critério de município de origem. Ou seja, caso a taxa de ocupação de algum local alcance 100%, o paciente pode ser regulado para qualquer unidade com leito disponível no estado", explica a pasta.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS