Aumento de casos da Covid-19 causa cancelamento da Corrida Ciclística de São Salvador
- Atualizado em 09/12/2020 15:46
Pela primeira vez desde que foi criada, em 1945, a Prova Ciclística de São Salvador não será realizada. O motivo é a pandemia da Covid-19, que já havia causado o adiamento de 6 de agosto para o próximo domingo (13). Com novo aumento de casos de infecção pelo novo coronavírus, o organizador da prova, Afonso Celso Pacheco, definiu pelo cancelamento da 76ª edição, que agora está prevista para acontecer em 2021 na data oficial, o Dia do Padroeiro de Campos. Já o Campeonato Estadual, que seria disputado paralelamente à prova campista, passou para os dias 27 e 28 de março.
— Informamos por meio deste que, devido ao grande volume de casos de Covid na cidade de Campos dos Goytacazes e novo decreto publicado pela Prefeitura, restringindo as atividades de eventos públicos e privados na cidade, o Campeonato Estadual (São Salvador) será cancelado em sua edição 2020. As inscrições realizadas para o Campeonato Estadual poderão ser transferidas para edição 2021, que acontecerá nos dias 27 e 28 de março, e a organização estará disponível para esclarecimentos sobre o procedimento — informou Afonso Celso em nota. — A 76ª Edição da Prova Ciclística São Salvador, não realizada em 2020, acontecerá no dia 06/08/2021 em seu tradicional circuito. Fizemos o possível para o acontecimento, porém, respeitamos a segurança e saúde de todos acima de tudo, bem como todas as leis a serem seguidas. Contamos com a compreensão de todos — acrescentou.
Das 75 edições anteriores da Corrida de São Salvador, apenas uma não aconteceu em 6 de agosto. Foi no ano de 1974, quando uma forte chuva antes da largada fez com que o evento esportivo fosse postergado para 7 de setembro. O adiamento anunciado neste ano seria o segundo, mas acabou sendo transformado em cancelamento. Com chancela e supervisão da Ciclismo do Estado do Rio de Janeiro (Fecierj), a Corrida de São Salvador tinha previstas as seguintes categorias: elite, júnior, juvenil e infanto, em ambos os sexos, além de sub-30, sub-23, master A1, A2. B1, B2, C1, D1 e D2 masculinas; master A, B e C femininos; e paraciclismo PNE; com disputas abertas e também na divisão regional.
História — Criada em 1945, a Prova Ciclística de São Salvador teve como idealizador o fotógrafo, ciclista e pracinha Gerardo Maria Ferraioulli, o Patesko, após o retorno deste da Segunda Guerra Mundial com a Força Expedicionária Brasileira. Segundo Afonso Celso Pacheco, que organiza a prova a três anos, Patesko realizou a iniciativa junto ao seu pai com o objetivo de unir os povos através do esporte, que tem tradição de longa data na Itália, inclusive praticado por clubes.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS