Confira propostas para o esporte nos planos de governo de Caio e Wladimir
Paulo Renato Pinto Porto - Atualizado em 27/11/2020 14:05
Caio Vianna e Wladimir Garotinho
Caio Vianna e Wladimir Garotinho / Fotos: Rodrigo Silveira
Se depender dos projetos para o esporte campista contidos nos programas de governo dos dois candidatos que disputam o segundo turno da eleição municipal neste domingo (29), Campos pode se preparar para chegar frequentemente ao pódio. Assim como, se os projetos saírem do papel, o município deve comemorar a utilização das modalidades na geração de bons indicadores de qualidade de vida e inclusão social.
O candidato Caio Vianna (PDT) se compromete em ampliar o orçamento para o esporte e trabalhar a cidadania por meio da prática desportivas, além de apoiar os clubes de futebol, os Jogos Universitários e os esportes paralímpicos. Em seu conjunto de propostas, estão previstas iniciativas de incentivo à prática de modalidades como remo, futebol, natação em escolas, escolinhas infanto-juvenis, vilas olímpicas e espaços públicos (praças e clubes, por exemplo), voltados para todas as faixas etárias.
O pedetista também fala em retomar projetos como o “Farol — Esporte o Ano Todo”, com diversas modalidades esportivas no Farol de São Thomé, além de criar projetos sociais aproveitando a estrutura do Centro de Eventos Populares Osório Peixoto (Cepop) para atividades de cultura e lazer, principalmente voltadas para o aspecto filantrópico. Outras propostas visam resgatar a prática do remo por jovens no rio Paraíba do Sul e instituir um programa especial de apoio a atividades esportivas e de qualidade de vida, como corrida, ciclismo, voo livre, trilhas de moto e de bicicleta, esportes náuticos e pesca esportiva.
Também está prevista a criação de escolinhas de futebol, vôlei, basquete, handebol e outras modalidades em bairros e distritos, oferecendo estrutura para competições, além de projetos como o “Esporte é Vida”, com aulas de esportes diversas. Por fim, Caio Vianna propõe modernizar a orla e a pista da Beira-Rio, nos dois lados, para corridas e caminhadas diárias.
Já o programa de Wladimir Garotinho (PSD) enfatiza a proposta de democratização do esporte através da diversificação das ações em todo o município, respeitando as especificidades de cada bairro, distrito e localidade, com ampliação da participação popular, e da democratização da inserção da sociedade civil organizada na formação de plano de ações e de um calendário esportivo.
O conjunto de propostas insere parcerias para reestruturação física e de recursos humanos, promoção de convênios e parcerias-público-privadas com clubes sociais, esportivos, ligas esportivas, associações e empresas, para utilização de espaços físicos, manutenção e recuperação de equipamentos (quadras, campos de futebol, espaços físicos), cursos de reciclagem, atualização e extensão com cursos presenciais e on-line.
Wladimir destaca também o desenvolvimento de ações esportivas para promoção de lazer, inclusão social e apoio a pessoas com deficiência, com escolinhas e competições, em diferentes modalidades, aproveitando espaços físicos da municipalidade e professores da Fundação de Esportes, com afinidade e aderência na sua formação acadêmica esportiva, de forma a incentivar a inclusão no mercado de trabalho.
Há ainda enfoque na implementação de uma política para o esporte como fator de melhora da saúde, prevenção e qualidade de vida. Assim, Wladimir se compromete em promover o resgate das vilas olímpicas, com o objetivo de oferecer às crianças e jovens acesso a práticas de bem-estar, saúde, socialização e qualidade de vida, com aulas de musculação, alongamento, hidroginástica, natação, caminhada orientada e treino funcional, em parceria com a secretaria de Saúde, com criação de equipe multiprofissional para atender a hipertensos, diabéticos, gestantes e integrantes de outros grupos de risco.
Por fim, o programa do candidato do PSD trata do esporte como iniciação e competição, e enfatiza o incentivo à promoção de competições esportivas estudantis e universitárias, abertas às redes pública e particular, em duas etapas durante o ano, com divisão das modalidades, através com parcerias-público-privadas.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS