Campos celebra Dia Mundial do Doador de Sangue
Paula Vigneron - Atualizado em 24/11/2020 17:48
Doação pode ser feita no HFM
Doação pode ser feita no HFM / Genilson Pessanha
Em comemoração ao Dia Mundial do Doador de Sangue, o Hemocentro Regional de Campos prepara um dia de atividades especiais, com restrições e cuidados devido à pandemia do coronavírus, para esta quarta-feira (25). Além de poder doar na sede do Hemocentro, os campistas poderão passar pela coleta de sangue no ônibus da unidade, que estará, desde as 8h, na praça São Salvador, no Centro.
A diretora do Hemocentro, Sandra Chalhub, informou que as atividades do Dia Mundial do Doador de Sangue serão restritas este ano para preservar a saúde dos profissionais e dos doadores presentes.
— A programação vai de amanhã (hoje) até sexta-feira. A intenção é de que tenhamos doadores comparecendo regularmente Por estarmos em meio à pandemia, não teremos as atividades como sempre tivemos. Vamos ter lanche diferenciado e vamos ter, como sempre tivemos, um padre e um pastor dando a bênção. Inclusive, terá a missa das 15h da Paróquia Santa Terezinha, que será transmitida pelo YouTube. Antes, nós tínhamos banda do Corpo de Bombeiros, apresentação do coral do Ferreira Machado, doadores que sempre apresentavam números de música e distribuição de brindes. Sempre fazemos uma reunião, mas, agora, isso vai ocorrer o dia todo. Não vamos ter horário específico, a não ser a bênção (do padre e do pastor), às 14h. Só não vamos poder estar todos ao mesmo tempo — adiantou a hematologista, ressaltando que, na unidade móvel, também haverá lanche e distribuição de brindes.
Em relação ao estoque de bolsas de sangue do Hemocentro, Sandra pontuou que, no momento, está “razoável”:
— Não poderia dizer que está confortável porque nós tivemos um represamento pela baixa da coleta desde o aumento do número de casos de Covid. Isso agravou mais, retraiu mais as doações. No sábado, nós tivemos um movimento razoável, mas, na segunda e no domingo, não teve muita coleta. Nós não conseguimos ter uma estabilidade. Há semanas em que conseguimos; em outras, a coleta reduz. Quando temos feriado estendido, sempre reduz muito o número das coletas. Então, agrava o quadro, mas eu tenho muita esperança de que tenhamos conscientização do valor e da importância da doação. Isso vai fazer com que a gente consiga continuar prestando os atendimentos sem tanta dificuldade.
Para Sandra, o maior agradecimento deste ano é destinado aos doadores que continuam a comparecer ao Hemocentro: “Eu gostaria muito de agradecer aos nossos doadores que, mesmo em meio à pandemia, se dispõem a salvar vidas. Se eles têm os profissionais da Saúde como heróis, nós temos que estender essa categoria aos doadores de sangue. Eles também são heróis”.
Regras de doação — Os campistas que quiserem doar sangue devem ter entre 16 e 60 anos (ou até 69, caso tenha doado antes dos 60) e pesar acima de 50 kg.
Também é necessário apresentar documento original com foto, estar descansado e não ter praticado atividades físicas intensas pelo menos cinco horas antes. Deve, ainda, estar bem nutrido e não ter consumido alimentos gordurosos nas três horas anteriores à doação.
Para homens, o intervalo entre uma doação e outra deve ser de dois meses. Já para mulheres, o espaço é de três meses. Não pode doar definitivamente quem teve hepatite após os 11 anos de idade ou tem doenças transmissíveis pelo sangue e use drogas injetáveis. 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS