Primavera: estação das flores começa com chuva nesta terça-feira
Ícaro Abreu Barbosa 22/09/2020 19:15 - Atualizado em 22/09/2020 20:32
"A primavera é o mês das flores, mas também o das tempestades", pontuou José Carlos Mendonça, meteorologista. Ela chegou trazendo a chuva para Campos nesta terça-feira (22). Com a temperatura mínima de 19º e máxima de 23º, foi um dia frio para os campistas.
Foram 70mm de chuva ao longo do dia inteiro, de acordo com informações da Defesa Civil. O meteorologista José Carlos Mendonça explica: "Essa chuva é normal. A Primavera é uma transição entre o período seco e o chuvoso. No meio dela começa o regime de chuvas na região sudeste. Nós conseguimos chamar de estação das flores, como os dias ficam mais longos e a as temperaturas vão aumentando com o início do verão."
Ele ainda contou que também é o período das tempestades com relâmpagos. É também dos raios e das descargas elétricas e disse: "A previsão dessa primavera é de temperaturas dentro do esperado e redução do volume de chuvas ao longo período. Em função do resfriamento do Pacífico Equatorial, fenômeno chamado de 'La Niña'."
Para os próximos meses, há probabilidade acima de 70% de que as condições do La Niña iniciem durante a primavera de 2020 e permaneçam até o verão 2020/2021. Neste sentido, é fundamental esperar por atualizações futuras por meio do monitoramento da temperatura da superfície do mar no Pacífico, pois existem outros fatores, como a temperatura na superfície do Oceano Atlântico Tropical e na área oceânica próxima à costa do Uruguai e da Região Sul, que poderão influenciar o regime de chuvas no Brasil, dependendo da combinação destes fatores durante esta estação.
Para quem tem que cuidar da população, como o Major Edison Pessanha, coordenador da Defesa Civil de Campos, resta "monitorar e deixar equipes de prontidão para o caso da população precisar de alguma ajuda".
- O atual nível do Paraíba é preocupante para a pecuária, que depende da chuva para aumentar o nível do rio e possibilitar uma melhora na irrigação. É um alívio que o início da primavera tenha trazido essa chuva - comentou, Edison Pessanha.
Fotos: Rodrigo Silveira

ÚLTIMAS NOTÍCIAS