Veículos de transporte de passageiros voltam a circular lotados
Verônica Nascimento 12/09/2020 08:07 - Atualizado em 12/09/2020 08:07
Ônibus voltam a circular lotados
Ônibus voltam a circular lotados / Genilson Pessanha
A Prefeitura de Campos flexibilizou medidas de enfrentamento ao coronavírus, quando o número de casos da doença caiu, possibilitando, dentro do plano de retomadas das atividades econômicas e sociais, a reabertura do comércio em geral. Com isso, uma das áreas que voltou a ser retomada, e já com um considerável aumento no movimento, foi a de transporte coletivo. As regras de prevenção à propagação do vírus ainda estão valendo, s lotados, até com passageiros viajando em pé, em boa parte do percurso, mesmo com a determinação de ônibus e veículos do transporte alternativo recomendando a redução em 50% da capacidade de lotação.
— As pessoas até usam máscaras, tentam evitar contato, mas acaba um colado no outro. Dia desses tive de fazer um serviço na Baixada e, quando voltei, vi que, quando o ônibus estava cheio, o motorista parava para o pessoal que estava em pé descer antes do ponto que a prefeitura colocou perto da Penha. O distanciamento tem que ser respeitado, para a gente não pegar essa doença e sair passando para os outros — comentou um ajudante de pedreiro, que preferiu não se identificar.
A equipe da Folha flagrou, nesta sexta-feira, um ônibus da empresa Turisguá, vindo da Baixada, com a capacidade de lotação mais de 100% do recomendado pelas autoridades municipais. A Folha tentou contato por telefone, mas não conseguiu falar com nenhum responsável pela empresa de transporte coletivo.
O poder público municipal também orienta que as empresas coloquem em operação somente veículos em que seja possível destravar e abrir as janelas, garantindo a plena circulação de ar no seu interior. “Maior volume de passageiros em horários de pico no transporte público é uma realidade em todo o país e o Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT) vem criando mecanismos para que esta realidade seja amenizada no município. Além da fiscalização rotineira realizada pelo órgão, a população pode acionar o Fale com a Gente (98152-1116), canal disponibilizado pelo IMTT para receber denúncias da população referente a trânsito, transporte coletivo e transporte irregular de passageiros”.
Ainda segundo o IMTT, “neste período de pandemia, apesar da inicial redução de veículos em decorrência da necessidade de isolamento social, o município já teve aumentada a sua frota em cerca de 50%”:
“A portaria ainda reitera a necessidade de higienização dos veículos a cada viagem, sobretudo nos locais de maior contato dos usuários (barras de apoio, roleta, etc), procedimento rotineiramente fiscalizado pelos agentes do IMTT. As medidas são necessárias também para permissionários de táxis que atuam em todo o município”, finalizou a nota.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS