Aposentados e pensionistas fazem novo protesto para cobrar restante de pagamento
16/09/2020 12:43 - Atualizado em 16/09/2020 13:24
Carreata do Siprosep
Carreata do Siprosep / Reprodução - Facebook
Aposentados, pensionistas e representantes do Sindicato dos Profissionais Servidores Públicos Municipais de Campos (Siprosep) realizaram mais um ato para cobrar o restante do pagamento referente ao mês de agosto. Os manifestantes alegam que apenas 50% do salário não dá para pagar todas as despesas pessoais. Uma carreata chegou a ser organizada na manhã desta quarta-feira (15) e terminou na praça do Santíssimo Salvador, no Centro. O Siprosep também iniciou uma campanha para arrecadar donativos para os servidores mais necessitados. Em nota, a Prefeitura informou que o pagamento dos servidores é prioritário, porém não deu prazo de pagamento dos outros 50% que restam para os inativos.
No último dia 11 apenas 50% do salário dos aposentados e pensionistas do Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Campos (Previcampos) foi liberado. Segundo a Prefeitura, o repasse foi possível devido ao pagamento de uma nova parcela do auxílio emergencial do governo federal destinado aos municípios, em tempo de pandemia da Covid-19.
Segundo a presidente do Siprosep, Elaine Leão, o servidor não pode pagar por um déficit na Previcampos. "Estamos na luta mais uma vez e continuarem enquanto for preciso. Existe sim um déficit na Previcampos. Se alguém cometeu algum crime, que pague por isso. Porém, o servidor não pode pagar essa conta. Por isso estamos na luta e vai ter luta sim", disse.
A carreata se concentrou no Jardim do Liceu e percorreu principais ruas da cidade até chegar a praça do Santíssimo Salvador. 
Em resposta, a Prefeitura emitiu a seguinte nota: "É prioritário o pagamento de servidores, da ativa ou não, e todos os esforços são feitos para realização dos mesmos. Até março deste ano, os pagamentos estavam rigorosamente em dia, mesmo diante das consecutivas quedas de arrecadação dos royalties de petróleo, que se agravaram ainda mais com o início da pandemia- que levou, também, à queda de receita municipal. Na última semana, a partir da entrada de recurso referente a parcela do auxílio emergencial direcionada aos municípios, através de repasse do Governo Federal, a Prefeitura pagou 50% do pagamento aos aposentados e pensionistas. O município aguarda entrada de outros recursos para quitar os valores restantes. Além disso, o Instituto de Previdência dos Servidores Públicos de Campos (PreviCampos) busca, através da Justiça, autorização de utilização do fundo de reserva, que garantirá novos pagamentos para além da entrada de receitas. Quanto aos servidores da ativa, o pagamento do mês de agosto já foi efetuado".
Campanha para ajudar aposentados e pensionistas
Nessa terça-feira (15), o Siprosep lançou uma campanha para arrecadar alimentos a serem doados para aposentados e pensionistas que estão recebendo os proventos de forma parcelada. Segundo o sindicato, as doações podem ser feitas até o dia 21 de setembro, das 9h às 17h, na sede do Siprosep, que fica na avenida José Alves de Azevedo, 213, no Centro.
"Na tentativa de amenizar o sofrimento de muitos servidores aposentados, que estão recebendo pagamentos parcelados e com atrasos desde junho, iniciamos nessa terça-feira uma campanha de doação de cestas básicas. Ajude um aposentado/pensionista, adote uma família", informou o sindicato.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS