Morte de Makhoul Moussallem gera repercussão
01/07/2020 08:50 - Atualizado em 30/07/2020 18:32
A morte do neurocirurgião Makhoul Moussallem, vítima da Covid-19, gerou inúmeras manifestações de pesar de amigos, colegas de trabalho e instituições de Campos e região.
O prefeito de Campos, Rafael Diniz (Cididadina), lembrou do amigo, ao postar uma foto junto com Makhoul: "É com muita tristeza que recebemos a notícia do falecimento de Dr. Makhoul Moussallem. Makhoul foi, além de um amigo pessoal, um conselheiro que me ajudou bastante ao longo desses anos. Um homem público que deixa um enorme legado profissional na Saúde de nossa cidade, e também na política, onde com convicção defendia seus ideais. Uma perda irreparável para Campos. Essa foto foi em um dos nossos últimos encontros, momentos que vou guardar para sempre em meu coração. Queria lembrar de duas frases, uma que eu sempre dizia para ele: 'Dr., o senhor parece que enxerga de binóculo, está sempre vendo lá na frente'. E a outra, que ouvi hoje (quarta-feira) pela manhã de um grande amigo nosso em comum, Murilo Dieguez: 'Makhoul morreu sonhando'. E com certeza assim foi, sonhando sempre com um mundo melhor. Que Deus conforte o coração dos familiares e amigos. Descanse em paz, meu amigo!".
Em nota, a Fundação Benedito Pereira Nunes, Faculdade de Medicina de Campos e Hospital Escola Álvaro Alvim lamentaram a perda. "Neste momento de profunda dor, a Fundação Benedito Pereira Nunes/Faculdade de Medicina de Campos/Hospital Escola Álvaro Alvim informa e lamenta o falecimento do médico neurologista e professor da FMC, Dr. Makhoul Moussallem, 75 anos, que testou positivo para o Covid-19 e foi internado no dia 22 de junho no Hospital da Unimed, em Campos (RJ). Dr. Makhoul foi conselheiro do CREMERJ entre 1993-2018, conselheiro do Conselho Federal de Medicina entre 2009-2014, presidente da Sociedade Fluminense de Medicina e Cirurgia por duas gestões, presidente da Sociedade de Neurocirurgia do Estado do Rio de Janeiro, vice-presidente da Associação Médica Brasileira, vice-presidente da Associação Médica Fluminense, fundador da Unimed/Campos – da qual foi presidente por cinco anos, fundador do Sindicato dos Médicos de Campos, presidente da Fundação Benedito Pereira Nunes por duas gestões, conselheiro Vogal da Federação das Unimeds do Estado do Rio de Janeiro, chefe do Serviço de Neurocirurgia na Santa Casa de Misericórdia de Campos, no Hospital Ferreira Machado em Campos, no Hospital Dr. Beda e no Hospital Escola Álvaro Alvim. Foi diretor do Hospital Escola Álvaro Alvim e do Hospital Pró-Clínicas de Campos. Atualmente, ocupava o cargo de assessor especial da prefeitura Municipal de Campos com o objetivo de desenvolver e implantar um projeto voltado à saúde da população mais carente. Com 50 anos de profissão, Makhoul Moussallem tinha vasta experiência, também, na vida pública. Destaca-se, como um de seus maiores feitos, a implantação do primeiro Pronto Socorro da cidade, que atendia 'indigentes' — aqueles que não possuíam carteira do antigo Inamps - em igualdade de condições com os previdenciários e os particulares, universalizando o atendimento. Uma espécie de Pré-SUS no Brasil, uma parceria do poder público com o privado, 12 anos antes da elaboração do SUS. Recebeu inúmeras homenagens ao longo de sua vida, a mais recente aconteceu em março de 2019 na Faculdade de Medicina de Campos, em evento promovido pela Sociedade de Neurologia do Rio de Janeiro. A FBPN/FMC/HEAA se solidarizam pela lastimável perda e, manifestam as condolências à sua família e amigos do nosso professor Dr. Makhoul".
O Consulado Geral do Líbano no Rio de Janeiro também emitiu nota. "É com profundo pesar e tristeza que o Consulado Geral do Líbano no Rio de Janeiro comunica o falecimento do Dr Makhoul Moussallem, aos 75 anos de idade, na cidade de Campos dos Goytacazes, estado do Rio de Janeiro, pelo novo coronavirus (Covid-19). À comunidade libanesa e amigos e, em especial, aos seus irmãos do Dr. Makhoul, todos seus familiares, amigos e ao povo de Campos dos Goytacazes, os nossos mais sinceros pêsames pela irreparável perda. Que Deus o tenha e guarde a sua alma em um bom lugar."
A Diretoria Executiva da Unimed Campos lamenta o falecimento do médico Makhoul Moussallem, seu primeiro presidente. Para o diretor presidente da instituição, Rodrigo Luna Venâncio, a morte de Makhoul foi uma perda lastimável. "Makhoul foi sempre à frente de sua época, com uma visão futura tanto na parte acadêmica e política, como de empreendedorismo. Liderou durante décadas várias instituições importantes em nosso município, cumprindo excelentemente a sua missão. Foi não só um dos fundadores, mas sim o primeiro presidente da Unimed Campos", disse.
A Prefeitura de Macaé também emitiu nota: "A Prefeitura de Macaé é com pesar que comunica o falecimento do médico, neurocirurgião e professor da Faculdade de Medicina de Campos, Makhoul Moussallem. Um dos pioneiros em neurocirurgia no Estado do Rio de Janeiro, formou uma legião de médicos hoje espalhados por todo o território nacional. Em Macaé muitos profissionais passaram pelas mãos do mestre. A Prefeitura de Macaé deseja paz e serenidade a todos os familiares e amigos. Que a luz de Dr. Makhoul Moussallem nos ilumine em dias sombrios".
O diretório municipal do Partido dos Trabalhadores (PT) em Campos lembrou da trajetória politica do médico: "Com profundo pesar recebemos no dia de hoje (quarta) a notícia do falecimento do amigo e médico, Makhoul Moussallem, que por anos esteve filiado ao Partido dos Trabalhadores. Dr. Makhoul, como era mais conhecido, foi candidato a prefeito de Campos pelo PT em três ocasiões, 2004, 2006 e 2012, tendo sempre cumprido um importante papel de comprometimento com a necessidade de um programa democrático-popular para nosso município. Defensor do SUS e com mais de 50 anos de profissão na medicina, foi responsável pela implantação do primeiro pronto socorro de Campos, presidiu a Fundação Benedito Pereira Nunes, instituição mantenedora da FMC, além de atuar na Santa Casa de Misericórdia e no Hospital Alvaro Alvim, onde também foi diretor. O Partido dos Trabalhadores de Campos dos Goytacazes está de luto. Prestamos nossa solidariedade e mais sinceras condolências a família e amigos de Dr. Makhoul neste momento doloroso em que fomos atingidos por uma perda irreparável para nossa cidade, mas cientes que sua presença e comprometimento permanecerão intactos na história."
O deputado federal Marcão Gomes falou sobre o médico. "A gentileza, persistência e bondade de Dr. Makhoul farão muita falta tanto na medicina quanto na política do município. Ele executava as duas missões com paixão porque tinha o sonho de ajudar as pessoas e mudar o mundo. Esse libanês-campista, reto em suas convicções, deixou um grande legado na medicina: fundou a Unimed-Campos, o Sindicato dos Médicos de Campos, formou centenas de médicos e muitos outros feitos que interferem diretamente, hoje, na estrutura de saúde que temos na cidade. Descanse, Dr. Makhoul. Nosso carinho e orações à sua companheira, Drª. Vera Marques, e seus três filhos".
O deputado federal Wladimir Garotinho também lamentou a morte de Dr. Makhoul. “Perda grande para a cidade. Makhoul deixa muitos amigos e uma lacuna na área médica. Infelizmente, mais uma vítima do vírus que muita gente ainda faz pouco caso. Força à família”.
O deputado estadual João Peixoto lembrou do pleito em que seu partido caminhou com o médico e também lamentou a grande perda para Campos. 
"Perdemos hoje vítima dessa terrível doença Covid-19, o nosso querido amigo Dr. Makhoul. Sem sombras de dúvidas é uma grande perda pra política, pra medicina e pra nossa região. Sempre tivemos uma relação de amizade muito boa, na oportunidade que esteve candidato a prefeito de Campos, o nosso partido caminhou junto com o seu projeto. Deixo aqui meus sentimentos de pesar a todos os familiares e amigos".
O presidente da Câmara de Campos, vereador Fred Machado, falou sobre a perda: “Recebemos com muita tristeza a notícia do falecimento do Dr. Makhoul Moussallem. Homem de notória trajetória, que muito contribuiu para o desenvolvimento do nosso município, Dr. Makhoul tornou-se referência em neurocirurgia, sendo um médico conhecido e admirado por muitas famílias. Foram cerca de 50 anos de profissão dedicados à medicina e também à saúde pública, trazendo a Campos inovações neste setor. Certamente deixará um grande legado para o município. No último ano, a TV Câmara teve a honra de registrar sua história no documentário Memórias da Imigração onde ele narra, com muito orgulho, sua origem libanesa e a chegada de sua família ao Brasil. Perdemos mais uma grande personalidade nessa luta contra Covid-19, mas seguimos firme no combate a essa trágica pandemia. Enquanto presidente da Câmara Municipal de Campos, representando todos os 25 vereadores, presto minha condolências aos familiares do nosso amigo Makhoul, desejando que Deus possa confortá-los neste momento de dor”.
O vereador de Campos Jorginho Virgílio também manifestou seu pesar. "Triste acordar com a notícia da morte do médico e político Makhoul Moussallem, mais uma vítima da Covid. Com certeza deixa um legado para a nossa cidade por seus serviços prestados à Medicina e também como figura pública, antes mesmo de entrar na política, sendo um dos responsáveis pela implantação da Unimed, passando por outros hospitais e sendo uma referência também à frente da regional do Cremerj. Minha convivência com Makhoul não foi muita, mas o suficiente para ver que era um homem sério e determinado. Caminhei com ele em 2012, em uma das minhas campanhas a vereador, na qual o apoiei a prefeito. Junto com meu amigo, o então deputado Roberto Henriques, acreditamos naquele projeto de mudança para Campos. Lamentável perda, momentos difíceis estes nossos. Deixo o meu acalento a todos os familiares e amigos do doutor Makhoul. Descanse em paz!".
A prefeita de São Francisco de Itabapoana, Francimara Barbosa Lemos, lamentou “profundamente a morte do Dr. Makhoul Moussalem, um profissional que muito contribuiu na área da Medicina em Campos e na região. Deixo aqui os meus mais sinceros sentimentos aos familiares e amigos neste momento de profunda dor. Uma grande perda”.
A presidente da Sociedade Fluminense de Medicina e Cirurgia (SFMC) e da Academia Campista de Letras (ACL), a médica Vanda Terezinha Vasconcelos, também divulgou nota.“Uma gloriosa trajetória de lutas e conquistas que jamais serão olvidadas, assim foi a vida do grande mestre e médico Dr. Makhoul Moussallem.Como médico associado à Sociedade Fluminense de Medicina e Cirurgia teve, durante toda sua vida, uma efetiva participação, tanto pela presença nos eventos quanto nos diversos movimentos aqui ensejados, citamos alguns deles, como: criação do Sindicato dos Médicos de Campos, e da Cooperativa dos Médicos – Unimed. Presidiu a Fundação Benedito Pereira Nunes, professor na Faculdade de Medicina.Foi Presidente da SFMC de 1975 a 1979.Foi homenageado em 2004 como Médico do Ano da SFMC.Em 2018,recebeu da SFMC homenagem pelos 25 anos de serviços prestados a Seccional do Cremerj em Campos. Em 2019, ao completar 50 anos de formado, recebeu, durante o Congresso Médico Cidade de Campos, diploma de Decano da SFMC.Nossos mais profundos sentimentos de pesar aos familiares e amigos. Nosso carinho e eterna gratidão por tudo que representou, representa e representará para todos nós”.
 
 
 
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS