Policiais militares à paisana agridem caminhoneiro de Campos em Itaocara
06/07/2020 21:34 - Atualizado em 31/07/2020 18:32
Caso aconteceu na RJ 158, entre Itaocara e Laranjais
Caso aconteceu na RJ 158, entre Itaocara e Laranjais / Reprodução de vídeo
Um caminhoneiro de Campos, de 29 anos, foi agredido por policiais militares à paisana na RJ 128, entre o município de Itaocara e o distrito de Laranjais, no Noroeste Fluminense. O caso aconteceu na manhã do último sábado (04). Gravadas em vídeo por terceiro, as agressões estão sendo analisadas tanto pela Polícia Civil quanto pela pela Polícia Militar, que acompanham o caso.
Em entrevista ao G1, o caminhoneiro disse que seguia para Euclidelândia, distrito de Cantagalo, quando desviou de uma irregularidade na rodovia entre Itaocara e Laranjais, fazendo uso da seta do caminhão. Após retornar para a pista original, teria sido ultrapassado por um carro de passeio, que passou a dar freadas à sua frente. Em determinado momento, o carona do veículo menor teria colocado o corpo para fora da janela e atirado para o alto. Entre ultrapassagens, os homens que estavam no carro teriam atravessado o carro na pista e descido armados. O caminhoneiro relatou ainda que, mesmo assim, desviou e seguiu a viagem. Só teria decidido parar ao avistar uma viatura da Polícia Militar, com a sensação de que estaria seguro.
A partir da parada, o caminhoneiro, que aparece de azul no vídeo que circula nas redes sociais, levou socos, chutes e uma coronhada. Ele relata que as agressões foram feitas pelos homens que estavam no carro de passeio e afirmavam ser policiais. Um deles chegou a pedir seu celular, pois teria pensado que ele filmava enquanto dirigia. Após ameaça de quebrar o aparelho, o policial o agrediu com uma coronhada.
— Eu sou caminhoneiro a vida toda, nascido e criado dentro de caminhão. O meu trabalho é passar naquele trecho todos os dias, todo santo dia. E como em todos os dias, eu tenho que zelar pelo meu caminhão, minha ferramenta de trabalho. Sem ele não consigo fazer dinheiro — disse ao G1 a vítima, que teve a identidade preservada.
Em nota, a assessoria de imprensa da secretaria de Estado de Polícia Militar informou que a 6ª Delegacia de Polícia Judiciária Militar está atuando no caso. "A vítima confirmou as agressões em sede de DPJM e o comando do 36º BPM (Batalhão de Polícia Militar, de Santo Antônio de Pádua) já ouviu os policiais. Um procedimento apuratório interno foi instaurado para avaliar as circunstâncias do fato”, diz a nota.
Já a Polícia Civil informou que "ao tomar conhecimento das imagens a 135ª DP (Itaocara) registrou o caso. A investigação está em andamento e o caminhoneiro será ouvido essa semana. Outras diligências estão sendo realizadas".
A Folha também entrou em contato com a assessoria do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), buscando informações sobre a apuração do caso e as condições da RJ 158, mas não teve retorno até o momento. 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS