Ventos fortes causam transtornos e Defesa Civil de Campos emite alerta
01/07/2020 16:00 - Atualizado em 31/07/2020 19:06
Foto: Secom
A previsão de velocidade dos ventos, no início da tarde desta quarta-feira (1º), foi de 28 km/h, com rajadas de até 46 km/h, e a Defesa Civil de Campos precisou atuar em intervenção na Avenida Nilo Peçanha, próximo a um supermercado, devido ao desprendimento de placas de um outdoor. Os índice oficiais serão analisados nas próximas horas. Para esta quinta-feira (2), a previsão é de ventos mais intensos, até 53km/h. Na região, outras prefeituras também emitiram alertas de ventos fortes. Na última terça-feira (30), ventos fortes e chuvas atingiram Santa Catarina e deixaram três mortos.
— Apesar da força prevista dos ventos ser considerada média, rajadas mais fortes podem ter contribuído para o incidente. A Defesa Civil estará no local até que as placas que causam riscos aos transeuntes sejam retiradas. Utilizaremos um caminhão para que possamos acessar a altura do outdoor — relatou o coordenador da Defesa Civil, Major Edson Pessanha.
A verificação da velocidade alcançada pelos ventos é registrada através de anemômetro localizado no Aeroporto Bartolomeu Lisandro. Para a praia do Farol de São Thomé é previsto ainda para esta quarta ondas de até 1,90m. Na quinta, a ressaca tende a levar a ondas maiores, de até 2,90m. Em caso de necessidade, a população pode entrar em contato pelo telefone (22) 98175-2512 ou pelo 199.
A Defesa Civil de Macaé também divulgou um informe de ventos fortes. “A Defesa Civil de Macaé informa que dados da Marinha e do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) alertam para ventos fortes de até 74 km/h. O alerta é válido até amanhã (quinta-feira), às 12h, registrando ainda mar agitado com ondas de até quatro metros, previsão válida até dia 3 de julho”.
A Prefeitura de Conceição de Macabu emitiu comunicado após ventos fortes prejudicarem o fornecimento de energia na cidade.
Ventania na região e Sul do país registra mortos
Em comunicado divulgado nas redes sociais, a Prefeitura de Conceição de Macabu informou: "Devido à ventania, o fornecimento de energia na Amorosa foi prejudicado. Por isso, bombeamento de água se encontra parado. Economizem água.". Os ventos fortes e chuvas que atingiram Santa Catarina nesta terça-feira (30) deixaram três mortos, segundo levantamento do Corpo de Bombeiros Militar do estado, até as 18h.
Em Chapecó, uma idosa de 78 anos morreu atingida por uma árvore, e um homem, em Santo Amaro da Imperatriz, morreu após ser atingido por fios de alta-tensão. A terceira morte aconteceu na cidade de Tijucas após um desabamento. No local, outra pessoa está desaparecida.
Segundo levantamento das coordenadorias regionais da Defesa Civil de Santa Catarina, 25 municípios foram atingidos no estado e os bombeiros atenderam a 900 ocorrências. A Defesa Civil relatou que ventos chegaram a 120km/h no Morro da Igreja, no Parque Nacional de São Joaquim, próximo ao município de Bom Jardim da Serra.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS