Covid-19 avança na classe política e infecta de prefeitos a deputados
Aldir Sales 26/06/2020 23:43 - Atualizado em 30/07/2020 18:29
Folha da Manhã
A pandemia do novo coronavírus também tem avançado sobre a classe política de Campos e da região. Desde o início da pandemia, pelo menos nove nomes importantes da administração pública, seja do Executivo ou do Legislativo, contraíram a doença. Na última sexta-feira (26), o prefeito Rafael Diniz (Cidadania) anunciou, nas redes sociais, que ele e a primeira-dama, Renata Veloso, também foram diagnosticados. O casal está em isolamento domiciliar. No entanto, o caso que inspira mais cuidados no momento é do assessor especial de Rafael, o médico e candidato a prefeito por três vezes Makhoul Moussalem. Ele deu entrada no hospital da Unimed na última segunda-feira (22) e foi internado na UTI em estado grave. Até o fechamento desta edição, na sexta, o quadro clínico de Makhoul seguia grave, mas estável.
De acordo com a companheira de Makhoul, a médica Vera Marques, o neurologista de 75 anos estava sem febre e que seus parâmetros respiratórios seguem inalterados, indicando que a infecção vem respondendo aos medicamentos. Porém, devido a uma piora da função renal, passará a se submeter a hemodiálise. Logo que chegou ao hospital, uma tomografia mostrou o comprometimento de 50% a 75% dos pulmões de Makhoul e ele precisou ser entubado e colocado no respirador, após um edema agudo.
Rafael, por sua vez, disse que os primeiros sintomas apareceram no último domingo. Desde então, ele e a esposa estão em isolamento. Segundo o prefeito, os dois sentiram congestão nasal, fadiga e perda de olfato e paladar, mas não tiveram febre e tomografia apontou 5% dos pulmões comprometidos. Ele continua despachando e participando de reuniões online de casa.
— Desde já agradeço o carinho de todos. Seguimos firmes e fortes e venceremos mais esta batalha. Peço que todo mundo continue fazendo a sua parte, todo mundo no isolamento social, indo à rua somente em casos de extrema necessidade.
Outros nomes próximos ao prefeito, como do procurador-geral do município, José Paes Neto, e o superintendente de Comunicação, Thiago Belotti, testaram positivo para Covid-19, mas já estão recuperados.
Na quarta, o vereador Luiz Alberto Neném (PSL) recebeu alta do hospital da Unimed, onde ficou internado por seis dias também com o novo coronavírus. Nas redes sociais, ele agradeceu o apoio.
Em 19 de maio, o deputado estadual e pré-candidato a prefeito Gil Vianna (PSL), também com Covid-19, teve seu quadro de saúde agravado. Ele não resistiu às complicações e morreu no hospital da Unimed.
Outro pré-candidato, o deputado federal Wladimir Garotinho (PSD) e a esposa também foram diagnosticados com a Covid-19. Com sintomas leves, ambos estão em isolamento domiciliar e se recuperam bem.
Colega de Câmara de Wladimir, o deputado Christino Áureo (PP) anunciou pelas redes sociais que está com coronavírus, mas apresentou sintomas leves. No entanto, o seu pai, Leacir da Silva, estava internado também com a doença, mas seu quadro piorou e morreu na tarde de sexta-feira.
Também de Macaé, o prefeito Dr. Aluízio testou positivo para Covid-19 em abril. Ele chegou a ficar em observação hospitalar, mas se recuperou da doença. 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS