Delegado da 146ª DP confirma marco histórico dos últimos 20 anos
02/06/2020 12:21 - Atualizado em 31/07/2020 21:01
O delegado da 146ª Delegacia de Polícia, de Guarus, Pedro Emílio Braga, confirmou o marco histórico no município de Campos, ao menos nos últimos 20 anos, de completar um mês sem a ocorrência de homicídios na área. O fato já havia sido anunciado no blog Ponto de Vista, de Chirstiano Abreu Barbosa, nessa segunda-feira (aqui), com base em informações divulgadas pelo 8º Batalhão de Polícia Militar (BPM).
Em nota, o delegado ressaltou que o resultado inédito é fruto do comprometimento de policiais civis que, mesmo diante dos riscos de um vírus mortal, cientes da essencialidade de suas funções, não se furtaram a prosseguir com as investigações e operações de captura de criminosos. "Contudo, a atual realidade, impensável em outras ocasiões, é decorrente de um planejamento estratégico consistente, iniciado em janeiro de 2019 e que pode ser demonstrado a partir de alguns dados. Entre janeiro de 2019 e maio de 2020 foram indiciados 437 criminosos pelo crime homicídio doloso, o que significa algo próximo de 1 autor de homicídio responsabilizado por dia (0,86). No mesmo período, a partir de mais de 20 operações de captura realizadas, a equipe da unidade obteve êxito em realizar a prisão de 91 homicidas, tendo dezenas de outros deixado a circunscrição em razão de mandados de prisão decorrentes de nossas investigações", informou.
Pedro Emílio ainda destacou que tais números, somados a prisões por outros delitos, conduziram a 146ª DP ao 1º lugar em produtividade operacional no 6º DPA (Departamento de Polícia de Área - Norte e Noroeste Fluminense) e 5º lugar dentre todas as unidades do estado no ano de 2019. "Como consequência, se considerarmos os números de homicídios ocorridos entre os meses de janeiro e maio (período atual), obtivemos uma redução de 52% das ocorrências de 2018 para 2019. Não obstante, e apesar de forte embate entre facções narcotraficantes deflagrado em dezembro/2019, obtivemos ainda uma redução de 35% das ocorrências em 2020 sobre o já excepcional índice de 2019. Tais resultados só são possíveis a partir de um política pública de atuação intensa sobre conflitos estabelecidos específicos, às vezes demandando operações semanais, focadas em bases territoriais específicas e deflagradas a partir da inteligência de informações estratégicas, ocasiões em que se reforça de forma rápida e cirúrgica a sensação de segurança pública e prevenção pela aplicação da lei penal", concluiu a nota assinada pelo delegado.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS