Hospital de campanha de Campos terá 20 leitos de UTI
Aldir Sales 12/05/2020 20:43 - Atualizado em 22/05/2020 19:31
Montagem do hospital de campanha (Fotos: Genilson Pessanha)
Montagem do hospital de campanha (Fotos: Genilson Pessanha)
O hospital de campanha de Campos terá 20 leitos de UTI e 80 de enfermaria. A informação foi confirmada pela secretaria estadual de Saúde na noite desta terça-feira (12). O secretário Edmar Santos disse, nessa segunda (11), em audiência pública online na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), que a previsão para abertura da unidade é até o final da próxima semana.
A falta de informações relativas a quantidade de leitos de UTI e de enfermaria chegou a ser alvo de questionamento da própria Procuradoria-Geral do Estado, que viu na falta da informação algo que “dificulta o dimensionamento do impacto financeiro”.
De acordo com a Prefeitura de Campos, até o último sábado (8), 80% dos leitos do Centro de Controle e Combate ao Coronavírus estavam ocupados, o que reforça a importância da abertura de mais leitos.
A Folha da Manhã mostrou, na edição desta semana (aqui), que deputados federais e estaduais da região estavam cobrando medidas do Governo do Estado para acelerar o processo de montagem da unidade.
O primeiro contrato do Governo do Estado com o Instituto de Atenção Básica e Avançada à Saúde (Iabas) previa a implantação de sete hospitais de campanha, com total de 1.400 leitos, ao valor máximo de R$ 835.772.409,78 por seis meses. Após readequação no final do mês passado e a exclusão de 100 leitos, o preço do contrato caiu para R$ 770.575.579,00.
Ainda de acordo com a secretaria, inicialmente, o contrato com a organização social previa a abertura de 1.400 leitos, entre eles 200 no Parque Olímpico. No entanto, essa unidade passou para a gestão da iniciativa privada. Com isso, um novo hospital de campanha, em Nova Friburgo, foi anunciando, ampliando o número total de leitos em hospitais de campanha do estado para 1.700, além de 300 leitos modulares, em Nova Iguaçu, totalizando 2 mil leitos.
Denúncias de irregularidades rondam o contrato dos hospitais de campanha desde o início. De acordo com reportagem da TV Globo, há indícios de plágio nas propostas apresentadas por outras empresas.
Então subsecretário estadual de Saúde, Gabriell Neves foi responsável por assinar o contrato, que está sob análise interna da secretaria. Gabriell foi preso na última quinta-feira (7), em uma operação da Polícia Civil e do Ministério Público, suspeito de superfaturamento na compra de respiradores para os hospitais de campanha.
Inicialmente, o prazo para entrega do hospital de campanha de Campos era 30 de abril, porém, a secretaria estadual de Saúde adiou a previsão para a segunda quinzena de maio, mas sem dar uma data, até a última semana.
Durante a audiência pública, Edmar Santos também disse que os hospitais de campanha de Nova Iguaçu (200 leitos), São Gonçalo (200 leitos) e de Nova Friburgo (100) serão entregues a até a sexta-feira (15). A unidade da Região Serrana não estava prevista inicialmente no primeiro contrato do Governo do Estado, porém, mesmo assim está com as obras mais avançadas do que a de Campos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS