Em período de quarentena, Lyra de Apollo completa 150 anos nesta terça
19/05/2020 16:29 - Atualizado em 19/05/2020 17:29
Prédio da Lyra, no Centro, recebeu a faixa pelos 150 anos
Prédio da Lyra, no Centro, recebeu a faixa pelos 150 anos / Antônio Filho
No momento em que boa parte do planeta vive os impactos da pandemia do novo coronavírus, força para se ter resistência é fundamental. Em Campos, a Sociedade Musical Lyra de Apollo, que completa 150 anos nesta terça-feira (19), é um grande exemplo de resistência e de que o tempo é capaz de mudar cenários antes considerados irreversíveis. A apresentação em comemoração ao sesquicentenário da banda ficará para outro momento, mas, para registrar a data tão marcante, uma faixa decora a fachada da sede da entidade, na praça do Santíssimo Salvador.
— Sonhamos muito com o 19 de maio de 2020. Desde 2012, iniciamos uma grande campanha para revitalizar nossa sede, devastada por um incêndio no começo de década de 1990. Com imensa luta, nossa casa, antes dada como inutilizada, começava a renascer. Nessa jornada, a grande emoção se deu em 2018, quando realizamos o sonho de voltar a usar o segundo pavimento do imóvel, após a reconstrução da escada que dava acesso a ele — relembra o presidente da Lyra de Apollo, maestro Ricardo Azevedo.
Maestro Ricardo Azevedo é o presidente da Lyra de Apollo
Maestro Ricardo Azevedo é o presidente da Lyra de Apollo / Antônio Filho
Nos últimos anos, além da recuperação gradativa de sua sede, a banda ganhou novo fôlego com a chegada de jovens músicos. Na luta para resistir, a instituição musical segue sua história, sempre dando exemplos de superação. O passo mais recente foi a chegada da tecnologia responsável pela distribuição de partituras via internet, mantendo as atividades entre os músicos.
— Após o período de isolamento social, teremos nosso momento de festejar com uma bonita apresentação e o nosso tradicional bolo de aniversário. Será uma celebração especial, assim como cada momento que a banda tem vivido nos últimos 30 anos — enfatiza o maestro Ricardo.
Sequência das obras — O processo de revitalização da sede da Lyra de Apollo ainda depende de diversas ações, como a instalação de portas, a colocação de vidros nas janelas, revisão e adequação da rede elétrica e a tão sonhada pintura nas partes interna e externa. Para tanto, a banda continua contando com doações da comunidade. As doações podem ser feitas pelo banco Itaú, agência 0463, conta corrente 20.944-5. (A.N.)
Faixa comemorativa foi confeccionada
Faixa comemorativa foi confeccionada / Antônio Filho

ÚLTIMAS NOTÍCIAS